O artista vai onde o povo está
A Região Metropolitana de Belo Horizonte será invadida pela arte e cultura. Com o propósito de expandir o acesso aos bens culturais, começa hoje o Circuito Metropolitano de Cultura.
Entre os dias 25 de julho e 25 de agosto, 11 cidades da Região Metropolitana, mais a capital mineira, vão receber 30 atrações gratuitas de teatro e música, além de duas oficinas musicais realizadas pela Escola de Música Moderatto.
O pontapé inicial será dado hoje, no Cine Theatro Brasil Vallourec, com a apresentação da já consagrada peça “Acredite, um espírito baixou em mim”.
O Circuito
Além de Belo Horizonte, que concentra a maioria dos teatros, museus e galerias, o Circuito pretende levar sua programação para outras 11 cidades da Região Metropolitana.
As atrações vão passar também pelas cidades de Betim, Santa Luzia, Brumadinho, Caeté, Ibirité, Lagoa Santa, Mateus Leme, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raposos e São José da Lapa.
Estão previstos também, em cada uma das cidades por onde o projeto passará, apresentações musicais nos foyers dos teatros, privilegiando grupos ou cantores locais, contribuindo para a promoção dos artistas da região.
“Nós, que trabalhamos com arte e cultura, sabemos da importância e do papel transformador que isso tem na vida das pessoas. E BH é um polo cultural, aqui temos teatros, palcos, artistas, músicos e atores excelentes, e esse enorme potencial artístico de BH transbordou e agora vai para outras cidades do arco metropolitano. E isso é muito importante e significativo, pois sabemos que, apesar da proximidade de BH com as cidades da Grande Capital, às vezes nem todos conseguem se deslocar até a cidade para curtir uma atração”, relata Ilvio Amaral, ator e um dos idealizadores do projeto.
Nas cidades de Belo Horizonte e Santa Luzia, o Circuito Metropolitano de Cultura irá disponibilizar oito cursos de música, entre eles os de Canto Coral e Canto Popular.
Outro idealizador do projeto, o ator mineiro Maurício Cangussu, conta como foi que surgiu a ideia de criar o projeto e de levá-lo para outras cidades.
“No início do ano, a capital mineira recebe a Campanha de Popularização do Teatro e Dança que é sempre um grande sucesso. Então, o nosso desejo era que o teatro pudesse ir até outros lugares durante outro momento do ano, para expandir toda essa cultura para outras cidades. E assim surge o Circuito Metropolitano de Cultura”, completa.
Acredite, um espírito baixou em mim
Para iniciar o projeto, foi escolhida a peça que é um dos maiores sucessos culturais das últimas duas décadas e que está comemorando 26 anos.
Acredite, um espírito baixou em mim é um espetáculo belorizontino, dirigido por Sandra Pêra e Ronaldo Ciambroni, que fez sua estreia em 1998, passando por 16 estados do Brasil e assistida por mais de 3 milhões de pessoas.
Para o espetáculo de hoje, os ingressos no site estão esgotados, mas a organização reservou um lote especial de ingressos para serem retirados na portaria do teatro, uma hora antes do início da peça.
Nas outras cidades, é preciso acompanhar as datas e os locais onde as atrações vão se apresentar, no perfil oficial do Circuito no Instagram. Os ingressos serão retirados através da plataforma Sympla, também de forma gratuita.
Betim
Betim entra na rota do Circuito no dia 18 de agosto, quando se apresentam os cantores Isaque Talles e Bruno Vianna com o show “Soul Brasil”. A cidade também recebe o espetáculo “Como vencer a burocracia sem ter um infarto”. As atrações se apresentam às 18h e 18h30, respectivamente e ainda não tem um local definido.