Começa amanhã 3º edição do Prêmio Machado de Assis

Celebração homenageia as pessoas que lutam pela igualdade racial na cidade

Pela igualdade racial

Começa amanhã, dia 9, e vai até terça-feira, dia 13, a terceira edição do Prêmio Machado de Assis, uma iniciativa que visa homenagear pessoas de diversos segmentos que, de formas distintas, contribuem para promover a igualdade racial em Betim.

A organização do prêmio é uma iniciativa da Prefeitura, por meio Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria Municipal de Governo.

As atividades começam amanhã, quinta-feira, com a realização de uma assembleia sobre igualdade racial no auditório do Centro Administrativo. O público-alvo do evento são os educadores da rede pública e está marcado para começar às 8h e vai até as 12h. Depois das 13h às 18h. Serão debatidas iniciativas com a intenção de promover e garantir a igualdade racial nas escolas.

Ritmo de festa

Na sexta-feira, o evento pega carona na primeira edição de 2024 do projeto “Sexta no Quintal”, na Casa da Cultura Josephina Bento. A programação contará com a participação dos cantores Celso Moretti e Luis Sergio Sambolissanba, a partir das 19h.

Na segunda-feira, dia 13, acontece o ápice da iniciativa, a entrega da Comenda do Prêmio Machado de Assis. A solenidade será realizada no hall do Centro Administrativo, onde serão revelados os homenageados pelos seus esforços em favor da igualdade racial em Betim. O evento será aberto apenas para convidados.

Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

O prêmio

O Prêmio Machado de Assis foi criado pela Lei 6.556/2019, de autoria do Executivo, e tem por objetivo, homenagear as pessoas que atuam na defesa da igualdade racial. Os ganhadores são indicados por representantes do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, e das secretarias municipais de Arte e Cultura; de Comunicação, de Governo e de Gabinete.

Em entrevista ao site da Prefeitura, o coordenador de Políticas Públicas de Igualdade Racial de Betim, Joaquim José de Brito, o “Janaúba“, destaca que “O prêmio é incrivelmente significativo, pois não apenas reconhece, mas também celebra a rica identidade negra de nosso município. Ao honrar aqueles que se destacam na promoção da igualdade racial e na valorização das diversas diferenças socioculturais entre as etnias, estamos fortalecendo o empoderamento de todas as comunidades étnicas”.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.