Concurso de Queijo Minas artesanal

Fotos: Sérgio de Paula Alves

Celebração da cultura queijeira através de concursos municipais

Minas Gerais, famosa por sua rica tradição em produção de queijos, iniciou sua temporada de concursos municipais de Queijo Minas Artesanal em abril, estendendo-se pelos meses de maio e junho.

Esses eventos, que começaram com competições em Bambuí, Paulistas e Materlândia, destacam-se por atrair entusiastas do queijo tradicional mineiro e elevar a qualidade dos produtos locais.

Um dos pontos altos da temporada acontece neste sábado (27/4) com o 15º Concurso Municipal de Queijo Minas Artesanal do Serro, uma cidade renomada por sua longa herança queijeira.

O concurso se realizará na Praça João Pinheiro a partir das 9h e contará com a participação na Feira Livre dos Agricultores Familiares.

Os queijos de Serro, conhecidos por sua textura compacta e sabor distintamente leve e ácido, são considerados um dos emblemas gastronômicos do estado.

Impacto no Turismo

Maria Edinice Rodrigues, coordenadora estadual de Queijo Minas Artesanal da Emater-MG, sublinha a importância desses eventos para o setor turístico e econômico local: “Historicamente, o Serro é um município muito envolvido com a produção de queijo, nomeando toda uma região. Por ser uma cidade histórica e turística, o concurso do Serro é um momento importante para os produtores de queijos, que fazem parte de roteiros turísticos. Ser um dos campeões, é um atrativo para que os turistas procurem aquela queijaria para ser visitada”, retirado do site Agência Minas”.

Calendário dos Próximos Eventos

A agenda de concursos continua com eventos planejados em várias localidades:

  • 04/5: Vargem Bonita
  • 10/5: Dom Joaquim
  • 18/5: Piumhi
  • 30/5: Alvorada de Minas e Sabinópolis
  • 1/6: São Roque de Minas
  • 30/6: Delfinópolis

Cada concurso proporciona uma chance para os produtores locais avaliarem e compararem a qualidade de seus queijos, potencializando o reconhecimento e a valorização do Queijo Minas Artesanal.

O Queijo Minas Artesanal não apenas goza de reconhecimento crescente no Brasil, mas também tem alcançado prestígio internacional, com premiações em competições globais e a candidatura de seu modo de fazer como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Estes concursos  preservam da tradição queijeira de Minas Gerais, promovendo produtos locais e estimulando o turismo gastronômico na região.

Leandro Silva: Natural de Belo Horizonte, fundou o site Betan City em fevereiro de 2024. Empresário e estudante de tecnologia.