Candidatos à prefeitura de Betim apresentam propostas para a educação

Confira as propostas de cada candidato

As propostas

Os candidatos à Prefeitura de Betim para as eleições de 2024 tiveram 1 minuto para apresentar suas estratégias para a área da educação, durante entrevistas exclusivas ao portal Betan City.

De forma objetiva, eles destacaram as propostas para melhorar a educação na cidade, garantir um ensino de qualidade para todos e valorizar os profissionais da área. A seguir, você confere os principais pontos levantados.

Os vídeos das entrevistas podem ser assistidos no Instagram do Betan City.

Conheça as propostas para educação.

Foto: Candidatos à Prefeitura de Betim (Heron Guimarães, Pedro Betinense, Dr. Vinícius Resende e Zulu)

Heron Guimarães (União Brasil)

O candidato Heron Guimarães elogiou os avanços realizados pelo atual prefeito Vittorio Medioli na área da educação e prometeu dar continuidade aos projetos em andamento. Entre suas principais propostas estão:

Creches de tempo integral: manter o projeto de construção de creches de padrão internacional, que já resultou em treze novas unidades e tem previsão de entregar ou lançar mais 6 até dezembro.

Escolas de formação técnica: ampliar a rede municipal, focando na criação de escolas técnicas, sobretudo após a inauguração do aeroporto.

Integração esporte e educação: criar uma Vila Olímpica no local onde era o Clube da Fiat. No espaço, segundo o candidato, os alunos poderão praticar esportes de alto rendimento, fortalecendo a educação e a formação de atletas.

Pedro Betinense (Mobiliza)

Pedro Betinense criticou o modelo educacional atual, afirmando que é excludente e ultrapassado. Sua proposta foca na modernização das escolas e na inclusão de estudantes neurodivergentes. Entre suas principais propostas estão:

Inovação tecnológica nas escolas: trazer a tecnologia para as salas de aula, integrando-a à realidade dos alunos nativos digitais.

Inclusão de crianças neurodivergentes: valorizar as servidoras que trabalham com essas crianças, aumentando seus salários e oferecendo uma bolsa de pedagogia para a capacitação delas.

Escola integral: implementar um modelo de educação integral em Betim.

Vinícius Resende (Partido Verde)

Dr. Vinícius Resende criticou a desvalorização dos profissionais da educação, que, segundo ele, tem prejudicado o desempenho de Betim no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e precarizado as condições de trabalho dos educadores. Entre suas principais propostas estão:

Concurso público: realizar concursos públicos e contratações de forma direta pela prefeitura para professores e outros profissionais da educação.

Valorização dos profissionais: garantir salários dignos e cargas horárias adequadas para os educadores, além de abrir diálogo com a categoria e com os pais e responsáveis.

Escola de tempo integral: reabrir as escolas de tempo integral, proporcionando uma educação mais completa para os alunos.

Zulu, José Augusto Bernardes (PCB)

Zulu propôs mudanças estruturais na gestão da educação em Betim, defendendo o fim da terceirização da contratação de profissionais da área e a implementação de escolas integrais. Entre suas principais propostas estão:

Fim da terceirização: eliminar a terceirização na educação, priorizando concursos públicos para o preenchimento do quadro da área. 

Escola integral: implementar um modelo de educação integral com atividades como música e capoeira, complementando o ensino tradicional.

Por: Suellen Emerick

Bárbara Bitencourt: Graduada em Comunicação Social e especializada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte.