Construção da avenida sanitária Yecoaba vai sair do papel

Será a sexta avenida sanitária construída pela gestão atual

Nova avenida no Icaivera

A Prefeitura assinou ontem, dia 15, a contratação do Consórcio Avenida Yecoaba, que será construída pelas empresas que venceram a licitação para a elaboração e execução da avenida sanitária Yecoaba, no bairro Icaivera.

A obra de mobilidade urbana tem orçamento em torno de R$ 6 milhões, e é aguardada pela população há um bom tempo.

O prazo para a entrega da obra é de oito meses, desde a elaboração do projeto até a sua conclusão. A Ecos, Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito, será responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra.

Onde fica?

Localizada entre as ruas Copissaba e Afonso Portes Barcelar, a avenida Yecoaba, tem cerca de 540 metros de extensão e segue em paralelo a um córrego, que será coberto e canalizado durante a obra. A via será toda pavimentada e terá sua drenagem ampliada.

Segundo a Ecos, o projeto será elaborado pelo consórcio, que vai indicar as melhores soluções tecnológicas em engenharia para o local, podendo haver adaptações às particularidades do local, levando em conta a ocupação da via.

Foto: Prefeitura de Betim

Avenidas sanitárias

A Yecoaba, será a sexta avenida sanitária construída pela atual gestão. As outras cinco são avenida Vasco Santiago, no bairro Dom Bosco, Goiabinha, no Citrolândia, Cordiline, no Senhora de Fátima, Independência, no bairro Laranjeiras, e Miosótis, no bairro Duque de Caxias.

Essa é uma obra expressiva, bastante aguardada pela população do Icaivera e que trará diversas soluções, uma vez que o local demanda constantes serviços de manutenção, como capina e roçada, tratamento de erosões, patrolamento e desassoreamento do canal do córrego. A via já possui rede de esgoto, mas alguns moradores ainda precisam solicitar a ligação à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para instalação dos ramais internos. Quando concluída, a obra trará diversos benefícios para o saneamento básico da região, para a mobilidade urbana e, sobretudo, para a qualidade de vida dos moradores”, explica o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite, ao site da prefeitura.

Outras obras no Icaivera

O bairro Icaivera também está recebendo a construção de uma Escola de Tempo Integral, uma creche e da Via Icaivera, um corredor viário de 14 km de extensão, ligando o bairro à região central de Betim e também à Via Expressa.

As obras já concluídas são a abertura de vagas de estacionamento na avenida Sycaba, a instalação de projetores de LED no campo de futebol Luiz Paulo Rodrigues de Oliveira, a entrega da UBS Parque do Cedro e da Capela-velório, a pavimentação de ruas e becos e, recentemente, a nova sede da Gerência Regional.

Foto: Prefeitura de Betim
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.