Mudança de equipes e continuação dos trabalhos
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) realizou uma troca de equipes no Rio Grande do Sul, onde seus técnicos têm trabalhado intensamente para restabelecer o abastecimento de água após as enchentes que afetaram o estado.
Enviadas no início de maio, as equipes enfrentaram condições desafiadoras nas áreas mais atingidas.
Após 20 dias de trabalho, 13 dos 22 profissionais retornam a Minas Gerais, enquanto outros 13 são enviados para continuar os esforços de recuperação.
Experiência dos profissionais
De volta a Frutal, no Triângulo Mineiro, Ângelo Silva e Éder Souza, que atuaram em Porto Alegre, destacaram a união e cooperação entre profissionais de diferentes estados e empresas.
Eles trabalharam na recuperação de bombas, painéis elétricos e redes de distribuição, além de auxiliar nos estudos de dosagem de produtos para o tratamento da água alterada pelas enchentes.
A liderança da equipe será transferida de Geraldo Magela Mendes para Felipe Arruda. Entre os profissionais que permanecem está Tessa Pires da Mota Belo, engenheira de Projetos e Obras da Copasa, que ressaltou o profissionalismo e comprometimento da equipe.
Atividades em curso
Os técnicos continuam a realizar manutenções eletromecânicas e hidráulicas, trabalhando na restauração de painéis elétricos, quadros de comando e bombas das estações de bombeamento de água pluvial. Eles também operam em estações de bombeamento de água bruta e tratada, com o objetivo de esgotar as águas que invadiram a cidade e normalizar o abastecimento em dezenas de bairros.
Além dos esforços técnicos, a Copasa já enviou mais de 30 mil litros de água potável ao Rio Grande do Sul. Através do Programa de Voluntariado, a empresa promove a “Campanha do Agasalho” em parceria com o Serviço Social Autônomo (Servas), arrecadando roupas, sapatos, cobertores, brinquedos e caixas de bombons para serem destinados às crianças em alojamentos e abrigos.