Correios emitem alerta sobre golpe envolvendo cobrança de taxa para retirada de encomendas

Receita Federal também informa que não envia mensagens exigindo o pagamento de taxas

Cuidado com o golpe

Quem tem o costume de fazer compras pela internet, com certeza já recebeu uma mensagem ou e-mail, dizendo que sua encomenda foi taxada e encontra retida, ou então, pedindo que o endereço seja atualizado, cuidado, você está prestes a cair em um golpe.

Após várias denúncias e reclamações, os Correios emitiram um alerta avisando que essa prática não existe, por tanto, se trata de um golpe.

Estelionatários fingindo ser dos Correios, tem enviado essas mensagens para milhares de pessoas, que desavisadas, acabam se tornando vítimas.

Na dúvida, desconfie

Pessoas que tem o hábito de fazer compras virtualmente e tem cadastro ativo junto aos correios, é preciso desconfiar das mensagens que chegam em seu aparelho celular.

Por meio de links maliciosos, os usuários são direcionados pelos criminosos para sites falsos, onde acontece o roubo de seus dados confidenciais.

Algumas precauções básicas podem ser tomadas para aprender a identificar essas tentativas de golpes, como, por exemplo, sempre desconfiar de mensagens urgentes, sempre conferir o e-mail e o nome do remetente antes de acessar qualquer link que chegue por mensagem ou e-mail, ou fornecer informações de cunho pessoal.

Os Correios informam que o e-mail usado pela empresa é o @correios.com.br

Outra dica importante é não clicar, em nenhuma hipótese, nos links que aparecem no corpo do e-mail. Se realmente estiver esperando a chegada de alguma encomenda, acesse o site oficial dos Correios e utiliza a ferramenta de rastreio do produto.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Dicas de segurança

Para tentar evitar ao máximo esse tipo de situação, softwares e aplicativos de rastreamento de vírus devem sempre estar atualizados. Esses programas executam uma varredura periódica no equipamento, eliminando os arquivos danosos ao computador.

A Receita Federal também informa que não envia mensagens cobrando o pagamento de taxas para fazer a liberação de mercadorias. Caso a encomenda chegue pelos Correios, o boleto para o pagamento só é feito através da plataformaMinhas Importações”, no próprio site dos Correios ou em seu aplicativo próprio.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.