Defesa Civil de MG realiza seminário de preparação para período chuvoso

Desde 2023, mais de 5 mil profissionais passaram por essa capacitação

Trabalho preventivo

Na manhã de ontem, em Belo Horizonte, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, realizou o Seminário de Preparação para o Período Chuvoso 20224/2025.

O evento é realizado todo ano, e nesta edição, contou com a presença de mais de 500 pessoas, representantes de cidades de todo o estado.

O objetivo do seminário é integrar o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, criando a cultura da resiliência priorizando a gestão de riscos, visando a redução dos impactos e auxiliando a população afetada.

Foto: Cedec/Divulgação

Impacto

A capacitação organizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais foi de extrema importância para a redução do número de pessoas atingidas pelas chuvas no decorrer do período chuvoso entre 2023/2024. Ao todo, foram mais de 5 mil profissionais que passaram pela capacitação, reforçando as ações de prevenção e resposta.

Comparado ao ano anterior, o número de desalojados baixou de 12.923 para 2.833, o que representa uma diferença de mais de 10 mil pessoas. Também apresentou queda o número de desabrigados, passando de 2.241 para 399 casos.

Mitigação, resposta e reconstrução em situações de desastres, foram os temas abordados nos treinamentos realizados logo após o final do período chuvoso anterior.

A iniciativa foi bastante importante no preparo dos agentes municipais para enfrentar os desafios trazidos pelas chuvas, otimizando a capacidade de gestão de riscos e diminuindo os impactos na população.

Outro ponto a ser lembrado é o fortalecimento das estruturas de Defesa Civil nos municípios, com a entrega de novos equipamentos que contribuem diretamente para o melhor atendimento as emergências.

Foto: Cedec/Divulgação

Presenças

Além dos integrantes da Defesa Civil, estiveram presentes no evento órgãos como, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Serviço Geológico do Brasil (SGB), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Este ano, o seminário foi composto por duas mesas-redondas, “Planejamento Urbano Sustentável e Ações de Resposta às chuvas em Minas Gerais” e “Tecnologias de Monitoramento: como gerar e usar informações para minimizar os impactos das chuvas em Minas Gerais”.

“Este seminário é fundamental para alinharmos estratégias e fortalecer as ações preventivas em todo o estado. Reunir as Defesas Civis municipais nos permite trocar experiências e nos prepararmos de forma integrada e eficiente para o período chuvoso, minimizando riscos e garantindo a segurança da população”, explica o coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, coordenador Estadual de Defesa Civil, em entrevista à Agência Minas.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.