Dia da Consciência Negra será celebrado nos 16 Centros do Cras em Betim

As celebrações começam amanhã, dia 12, e vão até o dia 29 de novembro

Promovendo a conscientização

O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, será comemorado em todos os 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Betim,

Entre os dias 12 e 29 deste mês, a prefeitura vai promover a oficina “Representatividade Negra”, uma ação voltada para os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferecidos nestes equipamentos.

O objetivo da iniciativa é permitir uma melhor compreensão sobre a importância do negro na construção da sociedade brasileira.

Foto: PMB/Divulgação

Dinâmica

O projeto também pretende valorizar figuras que tem bastante representatividade nacional. Para que isso aconteça, os participantes serão orientados sobre a perspectiva histórica do tratamento estatal determinado a pessoa negra, o racismo estrutural e as políticas de ações afirmativas para corrigir possíveis falhas do estado.

Com imagens e biografias, serão abordadas as trajetórias de pessoas negras que ocupam lugar de destaque na sociedade, em razão do sucesso em suas respectivas áreas de atuação.

A partir dessa discussão, os participantes vão personalizar as fotos dessas pessoas, com desenhos, pinturas e outras formas de arte. Esses trabalhos ficaram expostos no mural “Representatividade Negra – Dia da Consciência Negra”, em cada unidade do Cras.

“As oficinas do SCFV aprofundam temáticas importantes para a construção da identidade e o fortalecimento de vínculos dos usuários. Em relação ao Dia da Consciência Negra, queremos destacar a representatividade do negro em diversas áreas, como educação, política, esporte, educação e literatura. O objetivo é que o usuário desenvolva admiração pelo que a pessoa representa na sociedade e se identifique com a sua trajetória”, ressalta a referência técnica e metodológica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Soraya Aguiar Menezes, ao site da prefeitura.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.