Durante Operação Natalina, Betim registra queda de 32% no registro de ocorrências

Os números são comparados com o mesmo período do ano passado

Fim de ano mais seguro

Iniciada em dezembro do ano passado e concluída na última segunda-feira, dia 3, a Operação Natalina 2024 registrou 32% de redução no índice de ocorrências em comparação com o ano de 2023.

A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre a Guarda Municipal, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e as polícias Civil e Militar e Bombeiros.

O relatório da Secretaria Adjunta de Segurança Pública revelou uma queda de 33,33% nos furtos a estabelecimentos comerciais, passando de 21 para 14 ocorrências.

Outras ocorrências

Os furtos a transeuntes apresentaram uma redução de 31,25%, uma queda de 16 para 11 casos registrados. O furto de carros estacionados recuou de três, no ano passado, para apenas um neste ano, uma queda de 66,67%.

Não houve registro de roubo a transeunte durante a operação deste ano, enquanto em 2023, três pessoas foram assaltadas.

“Além da implantação do nosso Centro Integrado de Operações (COP), que reúne oito forças de segurança pública, a Operação Natalina é um exemplo de como ações que envolvem planejamento estratégico e esforço integrado geram bons resultados”, afirma o secretário-adjunto de Segurança Pública, Julio Cezar Rachel de Paula, ao site da prefeitura.

Foto: PMB/Divulgação

Operação Natalina

A operação visa ampliar e intensificar as ações de segurança pública nas ruas de Betim, principalmente nas imediações dos grandes centros comerciais, ao longo do mês de dezembro e da primeira semana de janeiro.

Uma das estratégias de destaque foi a intensificação do videomonitoramento e do patrulhamento policial em locais com grande movimentação de pessoas, nas diferentes regiões do município.

Nesses pontos, os efetivos da Guarda Municipal e da Polícia Militar foram reforçados em 30%. Os alunos que faziam curso na Academia de Polícia Militar foram deslocados para ampliar a presença ostensiva nas ruas.

A Prefeitura de Betim disponibilizou também equipes da Diretoria de Transporte e Trânsito para organizar o fluxo de veículos e pedestres, e a Defesa Civil permaneceu de prontidão para atuar em possíveis situações de risco causados pelas chuvas.

Foto: PMB/Divulgação
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.