Financiamento estudantil
O Ministério da Educação anunciou na tarde de hoje, dia 25, o cronograma e demais procedimentos referentes à complementação de informações sobre as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que foram adiadas para o segundo semestre.
Conforme o edital já publicado no Diário Oficial da União (DOU), o prazo para preencher as informações complementares no sistema de inscrição vai do dia 31 de julho, até o dia 2 de agosto, no site do Fies.
O programa do Ministério da Educação faz o financiamento escalonado de estudantes matriculados em cursos de graduação nas instituições de educação superior privadas que tem parceria com o Fies.
Passo a passo
Os candidatos pré-selecionados do Fies precisam complementar as informações de sua inscrição para finalizar a contratação do financiamento. O acesso deverá ser feito através do login e senha no portal do governo federal Gov.br.
Feito isso, o candidato deverá comparecer à comissão da instituição de ensino, que fará a análise das informações prestadas na hora da inscrição, a fim de validá-las. O prazo estipulado para essa validação é de até cinco dias, contados a partir da data de complementação da inscrição.
Caso a inscrição seja validada em até dez dias, o candidato pré-selecionado deverá comparecer à agência bancária onde o financiamento será contratado, portando toda a documentação exigida.
Depois da aprovação do agente financeiro, o candidato estará liberado para assinar o contrato que vai arcar com os custos das mensalidades da faculdade particular.
Informações ou documentos falsos, apresentados pelo candidato, implicará na reprovação no processo seletivo do Fies.
Critérios
Estudantes que foram selecionados para integrar o Fies no segundo semestre de 2023 ou no primeiro semestre de 2024, e que a conclusão da inscrição foi adiada para o segundo semestre de 2024, estão aptos a participar da etapa de inclusão de informações.
Puderam se inscrever na primeira fase de seleção do programa os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de sua edição no ano de 2010 e que tiveram média aritmética de notas nas provas iguais ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.
Sobre a renda familiar mensal, cada participante tem limite de até três salários mínimos mensais em 2024.
O percentual de financiamento dos encargos educacionais será definido conforme o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita em reais e o encargo educacional cobrado pela instituição de ensino superior em reais.
Para tirar as dúvidas dos candidatos sobre o Fies, uma página na internet foi criada pelo MEC e pode ser acessada neste link.