Leilão com data marcada
Foi marcado para o dia 31 de outubro de 2024, o leilão da BR-262/MG, que faz a ligação entre as cidades de Betim e Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Os termos do edital foram aprovados ontem, dia 22, pela diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A concessão terá tempo de duração de 30 anos e prevê mais de R$ 8,5 bilhões a serem investidos na rodovia. A portaria com todas as regras foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) hoje, dia 23, e encontra-se disponível no site da Agência.
Rota Zebu
Espera-se que esse seja o início da solução dos problemas de um trecho que atualmente está em processo de devolução.
Atualmente, o trecho que hoje está sob concessão da Triunfo Concebra, abrange as BR-060/153/262/DF/GO/MG e tem 438,9 km de extensão, agora é batizado de Rota do Zebu.
“A nova concessão retomará investimentos neste importante corredor logístico de Minas Gerais, que envolve o transporte do agronegócio, mineração e o comércio em geral. Com o projeto, estamos buscando prover infraestrutura terrestre de qualidade”, destaca o relator do projeto, o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, ao site da instituição.
A nova concessão inclui a BR-262/MG, no entroncamento com a BR-381/MG, em Betim, e vai até o entroncamento com a BR-050/MG, na cidade de Uberaba.
Como melhorias, estão previstas a duplicação de 44,3 km, mais 168,8 km de faixas adicionais, 3,63 km de vias marginais, duas correções de traçado, 10 viadutos, uma passagem subterrânea, 17 passarelas, uma rampa de escape, 100 pontos de ônibus, 17 barreiras antirruído, 9 caixas de produtos perigosos, 3 passagens de fauna e um ponto de parada e descanso.
Tecnologia
Além das melhorias estruturais, a concessão terá também um grande emprego de tecnologia, onde são previstas a instalação de um sistema de Detecção Automática de Incidentes, Sistema de Apoio à Gestão do Tráfego e a implantação de duas unidades meteorológicas.
A rodovia será monitorada por um amplo circuito fechado de TV que funcionará com 221 câmeras distribuídas ao longo do trecho e mais 50 nas passarelas e outras 28 em edificações.
Os usuários terão à sua disposição em toda a extensão do trecho concedido, iluminação em LED e comunicação wireless (4G), também estará disponível o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL), que contém atendimento médico com a presença de cinco ambulâncias do Tipo C e três do Tipo D, além de guinchos leves e pesados.
Modalidade
O critério do leilão será o maior desconto tarifário, exigindo aportes de recursos para descontos superiores a 18% da tarifa. O depósito deve ser realizado pela concessionária para garantir a sustentabilidade econômico-financeira do projeto durante os 30 anos de concessão. Esta abordagem visa reinvestir os recursos no projeto por meio de vários mecanismos contratuais.
Levando em conta de que se trata de um trecho ainda em fase de devolução, a proposta engloba a transição operacional entra a operadora atual e a futura concessionária, sendo assim a nova administradora será responsável por elaborar um plano de transição para dar continuidade aos serviços. A expectativa é de que o contrato seja firmado no primeiro trimestre de 2025.