Educação de Betim recebe Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização

Selo ouro é reconhecimento das políticas públicas educacionais de alfabetização

Celebrando a Educação

Nesta quinta-feira, dia 12, a Prefeitura de Betim preparou uma cerimônia especial para celebrar a conquista da categoria ouro do Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024.

Considerado um marco histórico na educação do município, o reconhecimento é concedido pelo Ministério da Educação (MEC).

O evento aconteceu no Clube Atlético Rodoviário e contou com a presença de autoridades e profissionais da Educação municipal.

O evento

O início da cerimônia foi marcado pela palestra do educador Gabriel Perissé, que vai compartilhou com o público exemplos práticos para o aperfeiçoamento de práticas educacionais.

Em seguida, as autoridades discursaram e fizeram a entrega do certificado que simboliza o selo ouro para cada escola da rede municipal de Betim.

A premiação é parte da iniciativa do governo federal, chamada Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa garantir o direito à alfabetização de crianças brasileiras desde a educação infantil, até terminar o 2º ano do ensino fundamental. A iniciativa foca ainda na recuperação das aprendizagens de crianças do 3º, 4º e 5º anos, afetadas pela pandemia.

Foto: PMB/Divulgação

Destaque

Com nota máxima nos critérios avaliados pelo Ministério da Educação, Betim foi destaque entre os municípios brasileiros.

Foram considerados critérios como a formação de professores alfabetizadores, o fortalecimento da infraestrutura pedagógica, a implementação de materiais didáticos de qualidade e a promoção de práticas de incentivo à leitura e à escrita.

Essa conquista é resultado dos esforços empenhados pela gestão municipal para garantir uma alfabetização completa de crianças até o 5º ano do ensino fundamental, apesar dos desafios impostos pela pandemia. De todos os 853 municípios de Minas Gerais, 273 foram agraciados com o selo ouro.

Betim conta também com outras iniciativas que ajudam no fortalecimento do processo de alfabetização dos estudantes. A compra de 5 mil computadores para equipar os laboratórios de informática das escolas, a compra de TVs para as salas de aula, e a construção de 16 creches em tempo integral, gerando mais de 6 mil novas vagas nos centros infantis.

“O Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024 é mais do que um prêmio: é o reflexo do trabalho estratégico realizado ao longo dos últimos anos. Entre as ações que contribuíram para esse resultado estão a aquisição de mais de 120 mil livros para incentivar a leitura e a escrita dos alunos da educação infantil, ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); a oferta de formações continuadas para todos os profissionais da educação; a garantia de bibliotecas e cantinhos literários em todas as unidades escolares da rede; a criação de um projeto próprio de avaliação e monitoramento das aprendizagens na educação infantil e no ensino fundamental; a criação e fornecimento de material didático para a recomposição de aprendizagens; a implementação do projeto Alfabetiza+Betim, com foco na recomposição das aprendizagens”, acrescentou a secretária da Educação, Marilene Pimenta, ao site da Prefeitura.

Foto: PMB/Divulgação
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.