Em abril Betim terá Celebração do Dia dos Povos Indígenas com atividades culturais

Programação educativa nos Cras enfoca a rica herança cultural dos povos originários

Foto: Anne Vilela

Abertura das festividades

Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, a Secretaria Municipal de Assistência Social inicia neste mês uma série de eventos educativos nos 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.

As atividades, que vão da próxima semana até o dia 30 de abril, incluem estudos, confecção de artefatos e dinâmicas de roda entre as crianças participantes das oficinas.

A primeira atividade está programada para quinta-feira (18), às 9h, em frente ao Centro de Memória Luiz Verganin – Museu da Hanseníase, na Colônia Santa Isabel.

Educação cultural através das oficinas

Cada Cras tem a responsabilidade de explorar a cultura de um povo originário específico, incluindo os povos Krenak, Truká, Xakriabá, Atikum, Ñandeva, Guarani, Maxakali, Aranã, Tupiniquim, Kantaruré, Tumbalalá, Guarani Mbya, Terena, Kaxixó, Kaingang e Pankararu.

Foto: Prefeitura de Betim

As crianças das oficinas do SCFV terão a oportunidade de aprender sobre estas culturas indígenas ao longo do mês.

Reflexão e apresentação

O objetivo das atividades é apresentar de forma reflexiva a identidade desses povos originários, destacando sua influência na sociedade brasileira. Cada Cras será responsável por realizar uma dinâmica de roda para abordar a cultura do povo indígena que está representando, além de mostrar e contar o significado dos artefatos confeccionados durante as oficinas. Esta iniciativa visa promover trocas culturais e disseminar o conhecimento sobre essas culturas ancestrais.

Dedicatória e valorização das raízes indígenas

Foto: Prefeitura de Betim

“Durante o mês de abril, dedicado à celebração dos povos originários, buscamos no SCFV resgatar e valorizar o legado dos povos indígenas brasileiros, reconhecendo sua contribuição para a identidade e a cultura do país. Com as oficinas, queremos disseminar para as crianças participantes e também para outros cidadãos atendidos pelo serviço, bem como para a própria população, o conhecimento como forma de fortalecer e compreender a riqueza da descendência indígena e a sua contribuição para os tempos atuais”, ressalta Soraya Aguiar Menezes.

Programação das apresentações

A programação das apresentações está detalhada para ocorrer em diversos locais da cidade, proporcionando acesso a uma experiência cultural rica e educativa para a comunidade.

Leandro Silva: Natural de Belo Horizonte, fundou o site Betan City em fevereiro de 2024. Empresário e estudante de tecnologia.