Em dezembro, Casa da Cultura vai oferecer oficinas de capacitação para agentes culturais

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima quarta-feira

Fortalecimento do setor cultural

Em dezembro, a Casa da Cultura Josephina Bento vai realizar duas oficinas gratuitas para a capacitação de agentes culturais.

A iniciativa é parte de um projeto desenvolvido pelo Instituto Vivas, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, denominado “Projeta Cultura”.

Com número limitado de vagas, os interessados podem se inscrever até a próxima quarta-feira, dia 20 de novembro, através deste link.

Oficinas

Duas oficinas fazem parte do Projeta Cultura. “Inteligência Artificial para elaboração de Projetos Culturais”, que acontece entre os dias 2 e 5 de dezembro e “Elaboração de Projetos Culturais”, que será realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro.

Ministrada por Gustavo Abreu, a primeira oficina aborda a utilização da inteligência artificial no aprimoramento da criação e no desenvolvimento de projetos culturais, desde a criação de ideias até a estruturação final do projeto.

Já a segunda oficina será conduzida por Felipe Amado, que ensinará técnicas de planejamento e formatação de projetos que atendam distintos editais de fomento, como a Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e também a Lei Paulo Gustavo.

Ambas as oficinas acontecem na Casa da Cultura Josephina Bento, das 19h às 22h.

Foto: Projeta Cultura/Divulgação

Material

O Projeta Cultura, além das oficinas presenciais, inclui também uma websérie educativa com dez episódios, que tem como tema a elaboração de projetos culturais e uma apostila para consulta. Os materiais complementares vão servir como apoio para os participantes.

“A vinda do Projeta Cultura para a cidade é uma oportunidade incrível para os profissionais da cultura de Betim ampliarem suas habilidades de forma gratuita e com orientação de especialistas. Essas oficinas representam um impulso valioso para que os nossos agentes possam criar projetos ainda mais robustos e que reflitam a riqueza cultural local, fortalecendo a economia criativa e ampliando o acesso à cultura para nossa população”, afirma a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro, ao site da Prefeitura.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.