Na dúvida, cuidado com o golpe
Uma grande campanha da Polícia Militar (PMMG) lançada em outubro deste ano, visando o combate aos crimes de estelionato virtual, já prendeu 90 pessoas em quatro estados diferentes.
Desse total de prisões, 86 foram feitas em Minas, duas em Goiás, uma no Mato Grosso do Sul e uma no estado do Rio de Janeiro.
Intitulada “Se deu dúvida, é golpe”, a iniciativa é realizada em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) e visa reduzir a criminalidade no Estado.
Resposta a criminalidade
Entre esses crimes, se destacam o golpe do Pix errado, promoções tentadoras, falsos atendentes de bancos, cupons de descontos e boletos falsos.
Segundo a major Layla Brunnela, porta-voz da corporação, a operação trouxe até aqui, resultados extremamente positivos para a população.
“Essas prisões, inevitavelmente, combinarão com prevenção qualificada e prevenção de ilícitos, além de mostrar uma resposta imediata para a sociedade mineira”, explicou a militar.
A major ressaltou ainda a importância da campanha e da atuação conjunta entre as polícias.
“Todas as ações de comunicação, preventivas e operacionais, voltadas para uma melhor qualificação dos dados, acabam sendo reforçadas por ações repressivas qualificadas integradas, como é esse caso da Polícia Militar, por meio da Diretoria de Inteligência e, também, da Polícia Federal”, pontuou.
Como garoto propaganda, a campanha trouxe o influencer Tião Bruto Sistemático, que pretende conscientizar a população mineira, em especial os idosos, sobre como agem os criminosos que usam a internet para praticar diversos crimes.
Prevenção
A campanha da PMMG foi muito bem recebida pela população e foi abraçada por veículos de comunicação e influencers. A iniciativa também conta com diversas peças publicitárias, com dicas de segurança divulgadas em locais com grande circulação de pessoas, em diversas regiões do estado, além de spot de rádios e publicação de vídeos nas redes sociais.