Número de mortes sobe para 57
O Governo do Rio Grande do Sul informou na manhã de hoje, dia 4, que o número de mortes em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado, já chega a 57. Entre os mortos, dez deles estão em investigação para saber se foram mesmo causadas pelas consequências da chuva. Ainda conforme o governo gaúcho, outras 67 pessoas continuam desaparecidas.
A Defesa Civil do estado informa que são 300 municípios afetados pela enchente. No total, são 9.581 pessoas desabrigadas e 32.640 desalojados. O boletim divulgado pelo governo informa também que há 422.307 afetadas pela tragédia e outros 74 feridos.
Em todo o estado, são 350 mil imóveis sem energia elétrica e 441.120 sem abastecimento de água. O número de domicílios sem água praticamente dobrou entre a noite de sexta e a manhã de sábado.
Aulas suspensas e estradas bloqueadas
Quase 200 mil alunos da rede estadual foram impactados pela suspensão das aulas nas 2.338 escolas. As estruturas de 224 escolas foram danificadas pelas consequências da chuva.
Segundo a última atualização, as rodovias estaduais sofreram danos e alterações em seus trajetos. São 128 trechos com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.
Rio Guaíba
O Rio Guaíba, na cidade de Porto Alegre, atingiu o maior nível desde o ano de 1941, chagando a alcançar 4,23 metros no cais Mauá. O alerta para a região do centro histórico é de 2,5 metros e de 3 metros para inundação.
A base da Guarda Municipal, situada na orla do rio, foi fechada e a área será patrulhada preventivamente até que a situação seja normalizada.
As principais vias de acesso à região da orla do rio foram interditadas por conta dos vazamentos de água por bueiros e bocas de lobo. A avenida Mauá, principal da região, ficou quase toda embaixo d’água.
Aeroporto internacional interditado
O pátio e as pistas do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, amanheceram hoje com algumas áreas alagadas. O pátio e pistas foram tomados pela água. Aproximadamente, 150 pessoas estão ilhadas no terminal principal, e segundo informações, a água está acima da altura dos joelhos das pessoas. Todas as operações do aeroporto foram suspensas por tempo indeterminado desde a noite de ontem, dia 3.
As companhias aéreas Latam, Gol e Azul, cancelaram todos os seus voos com chegada e partida, até a próxima segunda, dia 6.