Pedidos especias
As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) acontecem no próximo domingo, dia 18, e dos mais de 2,11 milhões de inscritos, 54.219 candidatos fizeram o pedido de atendimento especial durante as provas.
Esse apoio especial é solicitado no ato da inscrição no certame, e atende pessoas com deficiência (PcD), pessoas com transtorno de espectro autista (TEA), gestantes e lactantes, e outros candidatos que possuem alguma limitação funcional e necessidade de adaptações.
Os pedidos feitos por esses candidatos passam por uma análise de viabilidade e razoabilidade, feitas pela coordenação do concurso unificado e incluem sala de fácil acesso, fornecimento de mesa e cadeiras separadas, leitura labial, mesa para cadeira de rodas, apoio para perna e pé, auxílio para leitura/transcrição, além de tempo adicional para concluir a prova.
Público solicitante
Entre os 54,2 mil candidatos que solicitaram atendimento especial, 43.926 fizeram inscrição como pessoas com deficiência (PcD). Sobre o espectro autista (TEA), o ministério recebeu 7.035 solicitações.
As gestantes somam 1.551 pedidos, e para esse público, foram solicitadas a prestação da prova em sala de fácil acesso, apoio para perna e pé, e também mesa e cadeira separadas. Essas solicitações são semelhantes às registradas pelas lactantes, com 1.874 pedidos.
Provas especiais
Aproximadamente 47 mil candidatos (86,8%) contam com algum apoio e auxílio, mas abriram mão do direito e pediram acesso à prova comum, como os demais concorrentes.
O MGI informa que outros 7.136 candidatos vão receber kits específicos de provas no domingo, dia 18. No total, serão 15 kits contendo diferentes tipos de provas, atendendo às necessidades específicas indicadas pelo concorrente. Vão receber esses kits, os 3.650 candidatos que possuem baixa visão, cegueira e/ou deficiência auditiva.
Para esse público, as provas serão entregues com a fonte do texto ampliada, facilitando a leitura de pessoas com dificuldade de enxergar, prova com auxílio de ledor vidente (uma pessoa que faz a leitura), provas em braile, DVD com videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras), DVD com prova adaptada para leitor de tela.
Cotas
O Enem dos Concursos reservou 5% de suas vagas para pessoas com deficiência (PcD) nos oito blocos temáticos, como determina a lei brasileira.
Os candidatos que forem autorizados a concorrer às vagas reservadas aos PcDs, caso sejam aprovados na prova discursiva, vão ser convocados conforme a ordem de classificação.
Cronograma
Entre os dias 17 e 25 de outubro, esses candidatos passarão por uma perícia médica, que será feita de forma presencial por uma equipe multiprofissional, escolhida pela empresa aplicadora do concurso, a Fundação Cesgranrio.
Essa avaliação consiste na documentação (atestado ou laudo ou relatório) enviado pelo candidato no ato da inscrição, que prove a espécie e o grau ou nível de deficiência e a provável causa da deficiência. Um parecer conclusivo será emitido pela equipe da perícia médica sobre a aceitação ou não da sua deficiência, conforme a legislação.
Os resultados preliminares relativos à avaliação biopsicossocial dos candidatos que declararam ser portador de algum tipo de deficiência, será no dia 17 de novembro, conforme retificação publicada no Diário oficial da União (DOU).