Enem dos concursos terá detector de metais e coleta de digitais

Os candidatos não poderão levar o caderno de provas

Segurança reforçado para evitar fraudes

O Concurso Nacional Unificado, também chamado de Enem dos concursos, anuncia medidas de proteção que reforçarão a segurança durante a aplicação das provas, com data marcada para o dia 5 de maio.

As regras proíbem que os candidatos saiam com o caderno de questões ou com anotações do gabarito. Também será exigida a coleta de digitais e exame grafológico antes da aplicação da prova.

O cartão de respostas terá a identificação do candidato, que, além das seleções marcadas durante o exame, ficará registrada uma frase que será copiada pelo concorrente com a sua letra e sua digital.

Locais de prova protegidos

Os locais de prova também serão equipados com detectores de metal e de equipamentos eletrônicos, instalados nos acessos às salas onde serão aplicados o exame. Os celulares terão que ser desligados e lacrados durante o exame.

Todo um esquema de segurança será montado e contará com a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícias Federal e Rodoviária, Agência Brasileira de Inteligência, Força Nacional e das Secretarias de Segurança Pública dos estados.

O processo envolve um forte esquema de segurança, desde a produção e entrega das provas até a checagem da identidade do candidato”, explica coordenador-geral de logística do processo seletivo, Alexandre Retamal.

Todo esse aparato de segurança, pretende evitar que aconteça fraudes durante o processo seletivo, por meio de uso de pontos eletrônicos, o principal método usado pelas organizações criminosas que atuam nesse ramo.

Sobre as provas

Os portões serão abertos às 7h30, e serão aplicadas as provas objetivas de conhecimentos gerais, e também uma questão dissertativa para os blocos de nível superior e uma redação para o de nível médio.

No período da tarde, os portões serão abertos às 13h e serão aplicadas as provas de conhecimentos específicos para os blocos de nível superior e outra rodada de conhecimentos gerais para os de nível médio.

Os cadernos de provas serão divulgados no site do Ministério da Gestão, logo após o encerramento dos períodos do exame.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.