Jogos Escolares Brasileiros
O último final de semana foi marcado por muita emoção para a delegação mineira nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que estão sendo disputados em Recife (PE). Esta é a maior competição esportiva-educacional do País e recebe a chancela da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Cerca de seis mil atletas de todo o país participam da competição este ano, que se encerra no dia 3 de outubro.
O Instituto Ramacrisna, em Betim, compôs a equipe mineira de judô com seis atletas, que trouxeram para casa importantes conquistas. Ray Lucas Matos de Araújo foi o primeiro atleta da delegação a subir ao pódio, conquistando uma medalha de prata. Em seguida, Isabela Rodrigues Pereira repetiu o feito, trazendo mais uma prata para Minas. Já Nicoly dos Santos Pereira, de apenas 12 anos, garantiu uma medalha de bronze, tornando-se a caçula da equipe a conquistar um lugar entre os melhores.
O treinador da equipe, Caliton Silva, comemorou os resultados. Segundo ele, a experiência foi extraordinária, oferecendo uma vivência única aos alunos, que puderam competir em um ambiente de altíssimo nível, semelhante às Olimpíadas.
“Estou extremamente orgulhoso de todos. Esta competição foi uma oportunidade de aprendizado e superação. São memórias e experiências que eles carregarão por toda a vida — e esse é o verdadeiro poder do esporte”, disse.
Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna, também celebrou as conquistas dos jovens.
“Esses resultados são a prova de que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação. Nossos alunos estão colhendo os frutos de sua dedicação e disciplina. O judô, assim como os outros esportes oferecidos pelo Instituto, não apenas melhora a saúde física, mas também ajuda no desenvolvimento da confiança, resiliência e capacidade de enfrentar desafios. ”, afirmou.
Com um histórico de conquistas que incluem mais de 90 medalhas em competições regionais e nacionais, a equipe de judô do Ramacrisna continua colecionando troféus e vitórias, se destacando no cenário nacional na modalidade. Esse sucesso só é possível graças a parceiros como a Vale, que apoia o projeto.
Reconhecimento
O destaque e a técnica dos jovens judocas do Ramacrisna têm gerado frutos ainda mais significativos. Ray Lucas de Araújo, de 14 anos, foi selecionado para o programa Bolsa Atleta do Governo Federal, enquanto Nicoly dos Santos Pereira foi aprovada para receber o Bolsa Atleta estadual, reforçando o reconhecimento de seu potencial.
O programa oferta um incentivo financeiro em apoio a atletas de alto rendimento, proporcionando condições para que se dediquem integralmente aos treinamentos e competições. No âmbito estadual, o programa é oferecido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), enquanto a nível federal é gerido pelo Ministério da Cidadania. Os contemplados recebem um auxílio financeiro – mensalmente a nível federal e bimestralmente a nível estadual, que pode ser utilizado para despesas com transporte, alimentação, hospedagem, inscrições em competições e aquisição de material esportivo.
Caliton, explica o impacto da bolsa no desenvolvimento dos alunos.
“Para nossos atletas, a Bolsa Atleta representa muito mais do que um suporte financeiro. É o reconhecimento do esforço e da dedicação que eles têm demonstrado em cada treino e competição. Este apoio é fundamental para que continuem se desenvolvendo e alcançando novos patamares no judô.”, explica.