Premiando boas ideias
Duas escolas de Betim vão receber na próxima segunda-feira, dia 2, o prêmio pelo Projeto Conexão Comunidade.
Promovido pela empresa VLI Logística, o prêmio vai contemplar as escolas municipais Aristides José da Silva e Desembargador Souza Lima, com a quantia de R$ 10 mil cada.
A cerimônia de premiação será realizada no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo, a partir das 13h, e terá a presença de alunos, professores, gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e técnicos da VLI.
Conexão Comunidade Edição 2024
Neste ano, o prêmio teve a participação de seis escolas da rede pública municipal, que se localizam em áreas próximas a linhas férreas.
No bairro Açude, a escola Desembargador Souza Lima desenvolveu o projeto “Magia dos Trilhos” e teve como ferramenta de promoção o teatro, visando a segurança ferroviária e o engajamento da comunidade.
Já na região do Teresópolis, na escola municipal Aristides José da Silva, foi criado o projeto “Vivências culturais indígenas na escola”, onde foram criadas peças artísticas como a pintura, música e artesanato, além da memória ferroviária da região.
Vânia dos Santos Ribeiro, diretora da Escola Municipal Desembargador Souza Lima, reforçou a importância do prêmio.
“É uma verba que nos permitirá ir além, ampliando o impacto das nossas iniciativas e inspirando ainda mais nossa comunidade escolar”.
A secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta, também falou sobre a importância do projeto na formação cidadã dos alunos.
“O Conexão Comunidade representa muito mais que um prêmio. Ele é uma oportunidade de resgatar valores culturais e fortalecer a integração entre escola e comunidade. Apostamos em uma educação que transforma e esse projeto é prova disso”.
Conexão Comunidade
Promovido pela empresa VLI desde 2017, o Projeto Conexão Comunidade conta com apoio técnico da AIC e é viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Na edição de 2023, o programa beneficiou mais de 13 mil pessoas em várias cidades do país, apresentando práticas educacionais inovadoras e valorizando a memória ferroviária.
Participaram do Conexão Comunidade as escolas municipais Sebastiana Diniz Mattos Cardoso, Israel José Carlos, Aristides José da Silva, Desembargador Souza Lima, Florestan Fernandes, e Maria da Conceição Brito.