Preparação para as chuvas
Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Betim vai promover uma capacitação para seus trabalhadores.
A iniciativa acontece amanhã, dia 5, a partir das 9h, no auditório do Centro Administrativo, onde os trabalhadores da pasta que vão atuar no enfrentamento das situações de calamidade e emergência, que são registradas decorrentes do período chuvoso.
A qualificação vai contar com a parceria da Superintendência Municipal de Defesa Civil do município.
Objetivos
O objetivo da capacitação é orientar as equipes técnicas da Assistência Social, para que sua atuação durante as ocorrências seja mais rápida e assertiva em possíveis abrigos, e nas áreas atingidas por alguma calamidade ou emergência, como alagamentos e deslizamentos.
Será de responsabilidade das equipes realizar o acolhimento, atendimento dos cidadãos afetados e a identificação das demandadas.
Caberá também aos profissionais, o preenchimento do formulário e das fichas, para ajudar na gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) a fazer um diagnóstico preciso nos contextos de emergência socioassistencial, encaminhar dados, dentre outras ações.
Temas do encontro
Dentre os assuntos abordados no encontro, estão a matriz de responsabilidade da Semas no Plano de Contingência, o Plano de Preparação ao Enfrentamento de Situações de Calamidade e Emergências No Sistema Único de Assistência Social (Suas), os instrumentais de preenchimento e monitoramento, a importância do acolhimento, a oferta de kits, o desenvolvimento de atividades de integração e garantia de direitos e proteção, a dinâmica do abrigo e atribuições das equipes, e a rotina de trabalho.
“A capacitação faz parte das ações previstas no Plano de Preparação de Enfrentamento às Situações de Calamidades e Emergências, que norteia a atuação de cada setor da Assistência Social diante de uma situação de catástrofe, por exemplo incêndios, seca, colapso de edificações e deslizamentos. Por isso, estamos preparando assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e coordenadores indicados para atuar nessas condições para que possamos nos estruturar internamente com um trabalho assertivo e organizado”, explica o coordenador da Gestão do Suas de Betim, Daniel Martins, ao site da Prefeitura.