Exame auditivo Peate será ofertado no SUS Betim a partir da próxima semana

A fila de espera para realização do procedimento em Betim conta com 225 usuários

Novo exame na rede SUS

A partir da próxima quarta-feira, dia 30, pacientes que apresentam alterações auditivas e necessitam do exame de diagnóstico audiológico, o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (Peate), terão o serviço disponível no SUS Betim.

Ao todo, serão ofertados por mês pela Prefeitura, 80 exames que serão realizados no Centre de Referência em Especialidades Divino Ferreira Braga.

Lembrando sempre que a realização do exame é conduzida por um profissional fonoaudiólogo.

Foto: PMB/Divulgação

Peate

O exame Peate permite o profissional avaliar a integridade das vias auditivas do paciente, desde o ouvido interno até o tronco cerebral, ajudando no diagnóstico de perdas auditivas não detectadas em exames básicos de audição (audiometria tonal e vocal).

Totalmente indolor, o exame pode ser feito em recém-nascidos, crianças, adultos, idosos, pacientes com deficiências neurológicas e autistas.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde tem registrado uma fila de espera com 225 usuários aguardando para realizar o procedimento. O planejamento da Diretoria de Regulação (Direg) é zerar essa fila de espera e tornar o exame acessível para todos que necessitarem.

Foto: PMB/Divulgação

Percebendo os sintomas

O SUS Betim orienta os usuários que ao perceberem os sinais de perda auditiva ou alterações na audição, procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Uma avaliação será feita pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e, caso haja necessidade do exame, a solicitação será feita pelo médico da ESF ou pelo otorrinolaringologista. Os fonoaudiólogos também estão autorizados a solicitar o exame.

Após solicitado, o agendamento será feito em tempo oportuno pela Direg no Centro de Referência em Especialidades Divino Ferreira Braga.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.