Extensão da Via Expressa de Betim até o Inhotim entra em processo de licitação

O novo complexo viário reduzir distâncias e aliviar o trânsito na BR-381 e Anel Rodoviário

Novo complexo viário

O Governo de Minas anunciou nesta semana, um importante apoio ao projeto de extensão da Via Expressa.

A proposta do Estado é assumir a construção de um trecho que liga o aeroporto de Betim a rodovia MG-155, que deve ser duplicada, assim como a MG-040, que conecta as cidades de Mário Campos a Brumadinho.

O processo de licitação das obras será iniciado ainda no primeiro semestre deste ano. Estimadas em R$ 24 milhões, as obras completarão o circuito entre a Via Expressa de Belo Horizonte e o Instituto Inhotim.

Extensão da obra

O projeto completo prevê em sua totalidade 14 km de extensão, com a largura total da via chegando a 23,2 metros, com duas pistas de 10,3 metros em cada sentido. Cada pista será composta por duas faixas de 3,6 metros cada e acostamento de 2,5 metros de largura.

A construção do trecho deve encurtar distâncias, facilitando o trânsito e reduzindo consideravelmente o fluxo de veículos da BR-381 e do Anel Rodoviário.

Com início no viaduto do bairro São Luís, a Via Expressa de Betim vai até o entroncamento com a BR-381, na altura do bairro Dom Bosco. Partindo desse ponto, a extensão foi viabilizada a partir de dois parcelamentos de solo aprovados pelo município.

O primeiro se refere ao Parque Industrial Logístico Joseph Bacha, onde a via principal e o túnel de acesso compõem a primeira parte da extensão da Via Expressa.

A partir desse ponto, serão construídos outros cinco trechos com aproximadamente 6 km no total, próximo às obras do Aeroporto de Betim. Para atravessar a avenida, o município será responsável por construir uma trincheira.

“A continuação da Via Expressa é fundamental para integrar o complexo industrial e logístico, e o entorno do aeroporto com o restante da cidade e a rodovia MG-155. Além disso, a transposição da Via Expressa sobre a BR-381 exige soluções robustas, como a construção de um novo viaduto de mão dupla e um túnel, ambos na altura do bairro Dom Bosco, que vão garantir a integração eficiente com o segmento existente no Parque Industrial Logístico Joseph Bacha. Estamos conduzindo estudos detalhados para viabilizar essas intervenções, incluindo a trincheira sob a avenida Fausto Ribeiro, sempre priorizando a segurança e a fluidez do tráfego”, explica a secretária municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Bárbara Gomes, ao site da Prefeitura.

Foto: PMB/Divulgação

Parceria

A continuação das obras de extensão da Via Expressa até o Instituto Inhotim ganharam um novo impulso com o apoio do governo do Estado.

Além dos cinco quilômetros entre o Aeroporto de Betim e a MG-155, o projeto do Governo de Minas prevê a duplicação das rodovias MG-155 (entre a BR-381 e Mário Campos) e MG-040 (até Brumadinho), incluindo a construção de um contorno na cidade de Mário Campos, desviando o tráfego do centro da cidade.

“A extensão da Via Expressa até a via de acesso ao Instituto Inhotim, representa um marco para a integração e o desenvolvimento econômico de toda a região. A obra não apenas encurta distâncias, mas fomenta o turismo e gera oportunidades para milhares de pessoas. O Inhotim é um dos maiores patrimônios culturais e artísticos do Brasil e, facilitar o acesso a esse destino, impulsiona o fluxo turístico e fortalece a economia local. Em Betim, a obra representa uma melhoria vultuosa na infraestrutura viária, proporcionando a vinda de mais empreendimentos e recursos que vão beneficiar toda a cidade. Além disso, o novo complexo viário vai propiciar mais segurança, conforto e agilidade para todos que utilizarem essa rota, contribuindo para a qualidade de vida da população”, destaca o prefeito de Betim, Heron Guimarães.

Foto: Reprodução Redes Sociais
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.