Faixa etária de vacina contra a dengue é ampliada

Adolescentes também podem se vacinar

Vacina contra a dengue está disponível

A partir de amanhã, dia 19, a faixa etária do público convocado para a vacinação será ampliada. Os adolescentes de 12 a 14 anos se juntam as crianças de 10 a 11 anos e já podem ser imunizados contra a dengue.

Seguindo a diretriz do Ministério da Saúde de dar mais agilidade à vacinação, em razão da baixa adesão do público inicial, foi orientado que a vacinação fosse feita de forma gradual.

A vacina contra a dengue estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Betim das 8h às 17h.

A Vacina

A vacina Qdenga, é produzida com o vírus atenuado, e protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da dengue. Para ser totalmente imunizado, é preciso seguir o esquema vacinal, que é de duas doses, a serem aplicadas em um intervalo de três meses.

Se a criança contrair a doença antes de ser imunizada, é preciso esperar um prazo de seis meses para receber a primeira dose.

Caso a criança contraia dengue antes de ser vacinada, deve esperar seis meses para receber a primeira dose. Se acontecer de a infecção ocorrer após receber a primeira dose, o intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose não precisará ser alterado, desde que esta última não seja aplicada com menos de 30 dias após o início dos sintomas.

Para receber a vacina, as crianças e os adolescente precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal. Apresentar um documento de identidade e estar em posse do cartão de vacinas.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.