FIQ 2024 começa nesta quarta-feira

12º edição do Festival Internacional de Quadrinhos homenageia Ziraldo

Capital do quadrinhos

Entre os dias 22 e 26 de maio, a capital mineira se transformará também na capital mundial dos quadrinhos. Nesse período, Belo Horizonte recebe a 12º edição do Festival Internacional de Quadrinhos (Fiq).

O evento acontece no Minascentro, a partir da próxima quarta-feira, dia 22, com o tema “Onde cabem os quadrinhos?”. O homenageado dessa edição será o mineiro Ziraldo, falecido em abril.

No último sábado, dia 18, quem passava pela região da Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, teve a oportunidade de experimentar um pouco do que vai acontecer durante o evento. 14 artistas foram convidados para uma apresentação com criação em tempo real de quadrinhos, e também exposição de produtos e música ao vivo.

Foto: PBH/Divulgação

FIQ 2024

O evento terá participação de cerca de 400 artistas brasileiros e internacionais, e os visitantes vão ter a oportunidade de participar de mesas redondas, debates, conversas, duelos de HQs, rodada de negócios e oficina de sessões de cinema. A programação é totalmente gratuita.

A edição desse ano terá a presença de grandes nomes das HQs vindos de 22 estados do Brasil, mais Distrito Federal, e também de outros seis países, o que amplia o intercâmbio entre os profissionais do setor, pesquisadores e públicos diversos.

Outro destaque dessa edição será a homenagem a Ziraldo. O mineiro de Caratinga, terá um auditório batizado com seu nome, além disso, os espaços do festival serão decorados com cenários interativos da sua obraO menino maluquinho”.

Foto: Glênio Campregher/Divulgação

Programação

No primeiro dia de festival, haverá o “Quadrinho [é/não é] cinema/literatura/livro ilustrado” que inaugura o festival com discussões sobre qual o limite entre as linguagens artísticas, com participação de Piero Bagnariol (MG), Daniel Bretas (MG), Veronica Berta (MG), Laura Jardim (MG), sob mediação de Liber Paz. A programação completa você encontra no link

 

Foto: Glênio Campregher/Divulgação

Mostra de cinema e exposição

A mostra de cinema traz obras focadas na temática do evento e na mistura dos quadrinhos com o mundo da animação. As exibições acontecem gratuitamente no Cine Santa Teresa e as sessões têm classificação livre. Entre os filmes já confirmados estão “Cidade Pirata”, “Bob Cuspe Sbornia” e “Menino Maluquinho1 e 2.

Serviço:

12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH 2024
Data: 22 a 26 de maio
Local: Minascentro – Rua Guajajaras, 1022
Horário: Quarta a sexta-feira, das 8h às 20h; sábado, de 9h às 21h, e
domingo, de 9h às 19h.
Classificação: livre

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.