Folia de Reis do Bairro de Santo Afonso se apresenta na Casa da Cultura nesta sexta

Apresentação celebra um dos patrimônios culturais mais antigos de Betim

Foto: PMB/Divulgação

Tradição popular

Nesta sexta-feira, dia 27, a Casa da Cultura Josephina Bento recebe a tradicional apresentação do grupo Folia de Reis do Bairro Santo Afonso.

A festividade começa às 20h e vai celebrar a jornada dos Três Reis Magos até o nascimento de Jesus.

A celebração será realizada no presépio da Casa da Cultura e terá momentos de cânticos, danças e encenações que preservam essa manifestação cultural e religiosa do Brasil.

Foto: PMB/Divulgação

Tradição

A Folia de Reis, que acontece durante o período natalino e se estende até o “Dia de Reis”, em 6 de janeiro, é caracterizada pelo uso de roupas e acessórios tradicionais, além de instrumentos como sanfona, tambores, reco-reco e violão.

Tais elementos criam um espetáculo único, que demonstra fé e as tradições populares.

Reconhecido como patrimônio cultural de Betim desde 2011, o grupo de Folia de Reis do Bairro Santo Afonso é uma das representações mais antigas de Betim. A apresentação na Casa da Cultura já é uma tradição e faz parte das ações de salvaguarda promovidas pela Prefeitura, pensando na preservação dessa importante expressão cultural.

“A Folia de Reis carrega consigo a essência de nossas raízes e fortalece o sentimento de pertencimento à nossa história. Preservar essa manifestação cultural é garantir que as próximas gerações tenham acesso a um legado tão rico e significativo. Convido todos os moradores de Betim a prestigiarem esse evento e celebrarem conosco essa tradição que é patrimônio de nossa cidade”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna RIbeiro, ao site da Prefeitura.

Foto: PMB/Divulgação
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.