Cuidado com o golpe
Nesta terça-feira, dia 28, o Governo de Minas anunciou a criação de uma força-tarefa para combater golpes durante o pagamento do IPVA 2025.
Ambientes como buscadores de sites e redes sociais serão monitorados com o intuito de identificar e retirar do ar páginas criadas para aplicar golpes nos contribuintes.
No ano passado, foram registradas aproximadamente 4 mil denúncias relacionadas a esse crime.
Sem isenção
A Secretaria de Estado da Fazenda informou que não envia qualquer tipo de documento para os contribuintes e reforçou que, ao cair em um golpe, o cidadão não ficará isento do pagamento do tributo.
“O contribuinte deve sempre estar atento ao emitir o documento de arrecadação estadual, sempre no site da Secretaria de Estado de Fazenda, no www.fazenda.mg.gov.br, atentando para os caracteres para não cair em golpes”, alertou Osvaldo Scavazza, subsecretário da Receita Estadual de Minas Gerais.
Segundo Scavazza, o contribuinte que cai nesse tipo de golpe acaba tendo que pagar o IPVA duas vezes, já que ao cair na fraude, esse tributo não está quitado.
Crime
Caracterizado como estelionato, esse crime pode ter pena de 4 a 8 anos. Segundo Arthur Benício, delegado de crimes cibernéticos, é de extrema importância que a vítima da fraude faça imediatamente o registro de um boletim de ocorrência.
“É importante que faça o registro na delegacia virtual, no site da Polícia Civil de Minas Gerais ou numa delegacia de polícia mais próxima à sua residência, com as informações de praxe dos fatos: a destinação da conta bancária que foi pago, o link do URL fraudulento para que possa ser feita a investigação”, reiterou.
Confira abaixo as dicas de como pagar o IPVA de maneira segura.