Frente fria chega ao Brasil e temperatura deve começar a cair a partir de quarta feira

Sem chuvas a 113 dias, Região Metropolitana está perto de bater o recorde de estiagem

Frio para os próximos dias

A semana começou com tempo quente e ar seco e deve terminar com queda na temperatura e possibilidade de chuva, em algumas regiões de Minas Gerais.

A virada no clima começa a partir de quarta-feira, dia 7, quando a temperatura começa a cair em vários estados da região Centro-Sul do país.

Em Minas, a influência da frente fria pode causar chuvas em algumas regiões do Sul e do Leste do estado, mesmo que em baixa quantidade e de maneira irregular, destaca a MetSul Meteorologia.

Mudança de tempo

Segundo o Climatempo, as mudanças no Brasil devem ser sentidas após a entrada do ar polar e também com o aumento da umidade do ar, já na quinta-feira, dia 8.

Existe ainda a possibilidade de que ocorra algum tipo de precipitação invernal, ainda que ocasionalmente, em algumas cidades do sul do Rio Grande do Sul. A região Sul do país será a primeira a sentir a chegada do ar frio, que logo em seguida, deve alcançar a região Sudeste já na sexta-feira.

A massa de ar frio segue avançando e deve chegar até o estado do Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do país, entre quinta, dia 7, e sexta-feira, dia 8, terminando a semana com tempo frio.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Massa de ar frio

O avanço da frente fria e o aumento da intensidade dos ventos, arrastam a umidade presente no mar para o sudeste, provocando queda nas temperaturas também no estado de São Paulo.

A previsão indica que podem ocorrer chuvas nas regiões sul e leste do estado paulista, incluindo o litoral, onde o frio chegará com bastante força.

O segundo fim de semana de agosto prevê a manutenção das baixas temperaturas, principalmente no fim de semana dos dias 10 e 11 de agosto.

Sem chuvas

A capital mineira e sua Região Metropolitana estão prestes a bater o recorde de estiagem nos últimos anos. Já são 113 dias sem chuva acima de 1mm.

Até o momento, a maior sequência de dias sem chuvas foi registrada no ano de 2011. Caso a chuva não caia até o próximo domingo, dia 11, esse recorde será batido.

Betim segue sem previsão de chuvas e a variação de temperatura ao longo do dia vai dos 13 °C aos 28 °C.

Foto: Prefeitura de Betim/Reprodução
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.