Visita histórica na Fazenda do Pombal
No último sábado, 20 de abril, o governador Romeu Zema, o vice-governador Professor Mateus e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, visitaram a Fazenda do Pombal, local de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em 1746.
O local, agora transformado em parque e reserva ecológica, está aberto ao público gratuitamente.
Após a visita à fazenda, as autoridades se dirigiram à cidade de Tiradentes para continuar as homenagens ao mártir da Inconfidência Mineira.
A presença das autoridades na região ressalta a importância de valorizar e preservar locais de relevância histórica e cultural.
Declarações do Governador e do Vice-Governador
Durante o evento, o governador Romeu Zema expressou a relevância histórica do local: “É um prazer estar aqui em Ritápolis – pela segunda vez, em cerca de 90 dias – e confirmar a inclusão da cidade na Semana da Inconfidência Mineira. O local onde Tiradentes nasceu não pode ficar de fora das celebrações e temos de valorizar a nossa história e a memória dessa pessoa que foi um dos primeiros a levantar a questão da liberdade no Brasil. E, diante do momento em que estamos vivendo, é mais um motivo para fortalecer a Inconfidência Mineira e a nossa liberdade”.
O vice-governador Professor Mateus comentou sobre a essência cultural da região: “Tiradentes é a prova daquilo que o mineiro é em essência: uma cidade que recebe a todos bem e de braços abertos. Um local que apresenta uma lembrança do que a gente foi no passado, que traz a nossa comida como forma de reconhecimento, de como nós recebemos, mas que continua vivendo a liberdade enquanto um princípio”.
Desde 2019, o governo estadual tem destinado recursos significativos para promover a cultura local.
Ritápolis, por exemplo, recebeu R$ 866,2 mil da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) para projetos culturais e turísticos.
A Fazenda do Pombal, agora sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma área protegida que visa conservar a flora e fauna locais.
Semana da inconfidência em conexões
A celebração da “Semana da Inconfidência em Conexões”, que ocorreu entre 14 e 21 de abril, incluiu diversas atividades em Ouro Preto e Tiradentes, com o apoio de parceiros públicos e privados.
O evento visa fortalecer a cultura, a educação e o turismo, além de contribuir para a valorização e o desenvolvimento da arte e da economia da criatividade.
A cidade de Tiradentes faz parte da Instância de Governança Regional (IGR) Trilha dos Inconfidentes e tem sido foco de investimentos e esforços de preservação.