Minas Gerais lança segunda edição do Minas Junina
Na ultima quarta-feira, 29 de maio, o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), lançou a segunda edição do Minas Junina, destacando o estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente durante os eventos juninos.
O Minas Junina 2024 ocorrerá entre 1º de junho e 31 de julho, com cerca de 450 ações em 300 municípios.
Isso representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior, com expectativa de atrair cerca de 3 milhões de turistas, um crescimento de 20% comparado a 2023.
Celebração e temática
O lançamento contou com uma apresentação do grupo de quadrilha Sangê Minas e a revelação do tema “Comida de Frio”, que promove a culinária mineira típica das festas juninas, como pratos à base de milho e mandioca, além do tradicional quentão, ambos reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais.
O evento é realizado em colaboração com a Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
As festividades juninas, repletas de música, dança, pratos típicos e folclore, são uma tradição cultural de longa data no estado.
Festival em Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, a celebração acontecerá no Palácio da Liberdade de 28 a 30 de junho, com uma programação cultural, artística e gratuita.
O Arraiá da Liberdade incluirá música, comidas típicas, brincadeiras juninas, espaços instagramáveis e espetáculos infantis, além de uma feira de produtos agroecológicos promovida pela Emater-MG.
Incentivo ao patrimônio cultural
O Iepha-MG administra o ICMS Patrimônio Cultural, que incentiva a preservação do patrimônio cultural do estado através de repasses financeiros aos municípios que mantêm suas referências culturais.
A adesão ao Minas Junina contribui para a pontuação das cidades, fomentando ações culturais e turísticas.
A secretária adjunta de Estado de Cultura e Turismo, Josiane de Souza, destacou a importância do Minas Junina para o desenvolvimento da economia criativa, prevendo um crescimento de 20% em relação ao ano anterior, gerando mais empregos e qualidade de vida.
Objetivo do Minas Junina
O portal Minas Gerais disponibiliza um portfólio de festividades juninas, integrando turismo e cultura, incentivando a criação de rotas turísticas temáticas e mapeando municípios com tradição junina, visando a gestão eficaz de políticas públicas pelo Iepha-MG.