Multiplicadores de boas práticas
Desde a última semana, dois efetivos da Guarda Municipal de Betim estão participando do Curso Nacional de Polícia Comunitária Aplicada – Nível Multiplicador.
As atividades são promovidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e estão sendo realizadas na Academia de Polícia Militar, na capital mineira.
A qualificação dos agentes se encerra na próxima sexta-feira, e pretende, por meio dos participantes, um treinamento para todo o efetivo da corporação municipal em 2025.
Agentes multiplicadores
O curso visa a preparação dos profissionais de segurança pública para atuarem na função de multiplicadores dos princípios e práticas do policiamento comunitário, onde é abordada uma filosofia de maior proximidade com a comunidade local.
O objetivo é encontrar soluções que visam a prevenção da violência e da criminalidade envolvendo o poder público através de seus vários órgãos, a comunidade e a iniciativa privada.
“O curso é de extrema importância para nossa corporação, pois estamos sendo preparados para sermos multiplicadores das práticas e do conhecimento adquiridos nesses dias. O policiamento comunitário é a evolução do trabalho das polícias, pois busca prevenir a prática de crimes por meio do fomento de boas práticas, construindo assim uma segurança participativa e mais humana, voltada para as características particulares de cada localidade”, destaca o subcomandante da Guarda Municipal, Weslei Almeida, que participa do curso juntamente com o inspetor Michel Silva, ao site da Prefeitura.
Agentes de todo o país podem participar das aulas. Na edição deste ano, estão participando policiais civis, militares e guardas municipais dos estados do Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.