Há um mês o Brasil se despedia de seu maior comunicador e apresentador, Silvio Santos, por Gustavo Pedra

Olá, Sejam todos Bem Vindos!

Em 1930 nascia, no Rio de Janeiro, Senor Abravanel, um garoto sonhador e destinado a brilhar. Ainda muito jovem foi camelô vendendo canetas e carteirinhas para título de eleitor.
Com sua impecável maneira de se comunicar e grande carisma, nunca se envergonhou em ser vendedor ambulante, que por vezes precisava correr dos guardas fiscais e ainda assim conseguia os convencer da necessidade de seu trabalho e de seus sonhos.

Um dia, sugerido por um fiscal a fazer um teste de locução para rádio, Silvio aos 14 anos de idade vence o concurso na extinta rádio Guanabara, mas pela pouca idade não poderia seguir trabalhando no rádio.

Aos 18 anos serviu ao exército e esteve na 1° escola de paraquedismo do Brasil. Após sair do serviço militar Silvio trabalhou como locutor em diversas rádios do país. Alcançou notoriedade empresarial com o famoso “Baú da Felicidade”.

Visionário e destemido o comunicador migrou do rádio para a TV e nos anos 60 teve sua primeira oportunidade de apresentar um programa na TV Paulista. A conquista instantânea com o público foi um marco e em pouco tempo Silvio ganha um programa com seu próprio nome que passava nas tardes de domingo.

Nascendo então, um dos maiores programas da TV Brasileira. Na década de 80 conquista sua própria emissora, o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT. Abrindo as portas para lançar inúmeros artistas, que com sua inteligência e sensibilidade, identificou grandes talentos como: Gugu Liberato,Eliana,Celso Portiolli,Maisa Silva entre muitos outros talentos.

Lançou programas e quadros inesquecíveis como: “Em nome do Amor”, “Porta da Esperança”, “Show do Milhão” e as divertidas “Pegadinhas”. Um ícone, um artista exímio, um ser cativante, Silvio Santos deixa um legado intocável e indiscutível.

Cresci, crescemos assistindo seus programas, ouvindo sua voz e gargalhadas marcantes vindas da televisão. Quem aí nunca brincou com bordões como: “quem quer dinheiro?”, quem nunca o imitou “má oe vem pra cá, vem pra cá”, “valendo um milhão de reais em barras de ouro”. Frases que estão e sempre ficarão vivas na memória afetiva de todos nós.

O dia 17 de Agosto de 2024 ficará para sempre marcado na história da TV Brasileira com a irreparável perda no nosso cenário artístico e cultural. Um vazio que agora será preenchido por lembranças e registros daquele que foi o maior e único!

Silvio Santos partiu nos deixando uma grande lição em um simples verso de música que diz: “do mundo não se leva nada,vamos sorrir e cantar”.

Gustavo Pedra: Nascido em Contagem, Gustavo Pedra reside em Betim é Ator e Educador de Teatro Infantil. Formação técnica pelo Núcleo de Estudos Teatrais e Fundação Artístico Cultural. Ator dos Laboratórios Avançados em Ciência da Saúde PUC Minas. É um dos fundadores da Cia Grupatum de Teatro.