Frente fria
Na manhã de hoje, dia 10, das seis cidades mais frias do país, quatro eram de Minas Gerais. A lista é feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Desde o dia 6 de junho, a cidade de Caldas, no Sul de Minas, registra a menor temperatura do país, ficando hoje novamente com o primeiro lugar.
As outras cidades mineiras também na lista são Maria da Fé, também no Sul de Minas, Monte Verde, na Zona da Mata, e Bambuí, no Oeste de Minas.
As temperaturas
Faltando 10 dias para o início do inverno, a temperatura na cidade de Caldas vem caindo progressivamente. Hoje, segunda-feira, por volta das 8h, a temperatura ficou em 5,2 °C. A média vem se aproximando da menor temperatura já registrada no ano, no dia 31 de maio, quando os ponteiros marcaram 1,6 °C.
Logo em seguida, vem a cidade de Maria da Fé, que registrou na manhã desta segunda, 6,6 °C. Monte Verde marcou a temperatura de 7,7 °C e Bambuí, com 8,7 °C. Na lista também estão cidades dos estados de São Paulo e Paraná.
Os fatores que influenciam os recordes de frio nas cidades da lista, além da posição geográfica, são o resfriamento noturno característico do outono, a perda de radiação para o espaço e a baixa quantidade de nuvens durante a noite.
Somado a isso, a região também é atingida por uma massa de ar frio, que mesmo perdendo força, ainda exerce influência na temperatura.
Previsão em Minas
O Instituto Nacional de Meteorologia informou que o frio deve continuar na maior parte das regiões do estado. Na capital e região metropolitana, o dia será de céu claro com frio pela manhã e a noite.
O céu fica nublado no Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e na região do Rio Doce. Nas outras regiões do estado, o tempo deve variar entre céu claro e parcialmente nublado com névoa fresca.
Diferente da maior parte do estado, a região Norte pode registrar temperaturas de até 33 °C.
Confira a lista completa
Caldas–MG: 5,2 °C
Maria da Fé–MG: 6,6 °C
General Carneiro–PR: 7,3 °C
Monte Verde (MG): 7,7 °C
Campos do Jordão–SP: 8,6 °C
Bambuí–MG: 8,7 °C