Animais feridos e desnutridos
Uma operação da Superintendência de Proteção Animal (Sepa) em parceria com a Guarda Municipal, prendeu ontem no bairro Jardim das Alterosas, um homem de 41 anos, suspeito de maus-tratos contra animais.
Na denúncia também constava que o suspeito ameaçava quem falasse alguma coisa sobre seus animais, e dizia que jamais seria preso. Na última terça-feira, dia 23, a Guarda Municipal e a equipe da Sepa, estiveram no local em três horários diferentes, mas o homem não foi encontrado.
Júlia de Melo, veterinária da Sepa, informou que a entidade vinha recebendo diversas denúncias anônimas que o homem não só negligenciava, como agredia os animais.
Equipe constatou os maus-tratos
Pelo portão, ficou visível que um dos cachorros, da raça pit-bull, estava bastante machucado, magro e com marcas de antigas cicatrizes. Também foi percebido que mais dois cachorros estavam na residência.
As equipes retornaram no dia seguinte e foram recebidas pelo homem, que alegou ter resgatado os cães na rua e levado para casa para cuidar.
Segundo Júlia, as informações não batiam com as denúncias, tampouco com a situação que os cães aparentavam. “O pit-bull tem a orelha mutilada, está desidratado, muito magro, com um inchaço no rosto, uma ferida aberta com miíase (quando o machucado é infestado por larvas). A gente supõe que essas feridas seriam por briga em rinha, pois os denunciantes falavam que ele filmava os animais brigando“, acrescentou.
O outro cão, sem raça definida, estava infestado de carrapatos e pulgas, e com o pelo todo embolado. O terceiro, também sem raça, estava com um profundo corte na mandíbula e várias cicatrizes no pescoço.
Destino dos animais
Os três animais foram levados para a sede da Sepa, onde serão devidamente alimentados e receberão os devidos cuidados. Após recuperados, serão castrados e disponibilizado para adoção.
O suspeito foi autuado no local pelo crime de maus-tratos a animais, detido e encaminhado para o sistema prisional. O caso segue sob investigação a cargo da 3ª Delegacia de Polícia Civil do município.
Saiba como denunciar
Maus-tratos contra animais é considerado crime, com respaldo em legislações federais, estaduais e municipais.
A denúncia pode ser feita para a Sepa, por mensagem via WhatsApp (31) 99830-2954. A identidade do denunciante será preservada e o caso analisado. A Guarda Municipal também pode ser acionada pelo telefone 153. Caso seja urgente, a Polícia Militar também pode ser acionada pelo 190.