De volta para casa
A imagem de São Benedito, furtada a quase 30 anos da Capela de Nossa Senhora da Soledade, em Lobo Leite, distrito de Congonhas, foi encontrada e devolvida ontem, dia 9, para a comunidade.
Das sete peças levadas em 1996, a imagem de São Benedito foi a quarta peça recuperada. As outras são de São José, Santo Antônio e Nossa Senhora das Dores. Ainda continuam desaparecidas as imagens de Nossa Senhora da Soledade, São Joaquim e Santa Efigênia.
Ao chegar em Lobo Leite, a imagem de São benedito, que é considerado o padroeiro dos cozinheiros, foi recebida com festa pela comunidade. Cerca de 200 pessoas participaram da recepção, que teve apresentação da Banda Dança do Rosário, da cidade de Conselheiro Lafaiete.
Celebração
Após devolvida a imagem, uma missa foi celebrada pelo padre Geraldo Barbosa, responsável pela Paróquia de Nossa Senhora Mãe da Igreja, a qual faz parte a Capela Nossa Senhora da Soledade.
Segundo o padre, a comunidade vê o retorno do santo como um sinal de Deus.
“Devemos ao Leandro, que infelizmente não pôde estar aqui hoje, quando identificou essa imagem no site de leilões e a partir daquele momento, a comunidade se mobilizou para acolher São Benedito. A imagem é muito venerada no Brasil. É uma peça que resgata a cultura negra através dessa manifestação bonita do povo”, destaca o padre em entrevista ao site do Ministério Público.
Imagem seria leiloada
Em abril deste ano, a Coordenadoria de Patrimônio Cultural recebeu uma denúncia informando que uma imagem estava sendo anunciada em um site de leilões. A peça seria leiloada em Belo Horizonte, no dia 17 de abril. No dia 12, o setor técnico da Coordenadoria elaborou parecer sobre a denúncia. Embora estivesse sendo ofertada como “Santo Elesbão“, foi confirmada que se tratava da imagem de São Benedito. A análise dos registros evidenciou a correspondência das características visuais e formais, assim como as proporções da peça objeto de denúncia e a que foi furtada do município de Congonhas. A partir de então, o MPMG sugeriu que a imagem fosse imediatamente retirada do leilão e o comerciante apresentasse informações sobre a peça. Três dias depois, a peça foi entregue na sede da Coordenadoria.