Formando novos profissionais
Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura de Betim, abriu as inscrições nesta segunda-feira, dia 1°, para o “Programa Minas Forma“.
O programa é idealizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Minas).
A iniciativa oferece para pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou de baixa renda, a oportunidade de qualificação profissional em várias áreas.
Público alvo
Mulheres com idade a partir de 40 anos que estão inscritas no Cadúnico e jovens com idade entre 18 e 29 anos, inscritos no CadÚnico ou que sejam pertencentes à família inscrita, são os alvos prioritários da iniciativa.
Os interessados podem se inscrever para os cursos até o dia 19 de julho, pelo formulário eletrônico no link. Os acompanhados pela rede socioassistencial no Cras, Creas I e II e Cream, também estão aptos a participar e podem se inscrever pessoalmente nesses centros de referência, portando documento de identificação com foto.
Oferta de cursos
Em Betim, serão ofertados os cursos de Aperfeiçoamento em Serviços de Cozinha, Técnicas para Garçom, Técnicas de Atendimento em Lanchonete e Entregas e Técnicas Básicas para Camareiro.
As aulas acontecem na unidade do Senac Minas em Betim e estão previstas para começar em agosto. O cronograma será divulgado após o período de inscrições.
O Senac será responsável pela execução do projeto e também por acionar, por telefone ou e-mail, os inscritos com as orientações para a efetivação da matrícula, que será feita entre os dias 22 de julho e 2 de agosto.
Serão contemplados com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 360 reais, os alunos que completarem a carga horária de 60 horas. A carga horária será dividia em quatro horas diárias, com o aluno recebendo R$ 6 por hora aula frequentada. Os valore serão repassados semanalmente aos alunos, via transferência bancária, em uma conta nominal do próprio aluno.
“A qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social é de extrema importância para que tenham mais oportunidades no mercado de trabalho, por meio da aprendizagem de um novo ofício. É um projeto que estimula a autonomia, a geração de renda e o desenvolvimento de habilidades e competências”, pontua a secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Brena Araújo, ao site da Prefeitura.