Inscrições para Bolsas de Verão do CNPEM vão até o dia 23 de setembro

Programa é voltado a alunos de graduação das áreas de Ciências

Oportunidades para graduandos

A 32ª edição do Programa Bolsas de Verão (PBV), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), está com inscrições abertas.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet no site, até o dia 23 de setembro.

O programa é dirigido para os alunos de graduação, atuantes nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Tecnologias, Ciências Biológicas e Saúde, da América Latina e Caribe.

Foto: CNPEM/Divulgação

Áreas de atuação

Os projetos desenvolvidos no decorrer do PBV serão propostos pelas equipes de pesquisadores e especialistas do CNPEM.

Uma abordagem multi e interdisciplinar será aplicada nas áreas de saúde, agricultura, meio ambiente, energias e materiais renováveis, tecnologias quânticas, tecnologias habilitadoras: ciência com luz síncrotron, bioimagem, síntese e caracterização de materiais, aceleradores de partículas, engenharia e instrumentação científica, caracterização em nanoescala, micro e nanofabricação, síntese, teoria e ciência de dados.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Experiência imersiva

O PBV oferece a oportunidade de viver uma experiência imersiva em um dos centros de pesquisa mais importantes do país, onde se conecta os estudantes com as fronteiras do conhecimento em várias áreas.

Segundo a organização, em qual projeto, quem serão os orientadores, e em qual unidade do CNPEM o estudante participará do programa, só serão revelados em janeiro de 2025.

Os aprovados no programa serão recebidos no campus do CNPEM, na cidade de Campinas, em São Paulo, a partir do dia 8 de janeiro de 2025. Para eles, serão oferecidos benefícios como passagem aérea de ida e volta, suporte psicológico e pedagógico, seguro de assistência em viagem, alimentação, hospedagem e transporte diário entre a moradia temporária e o CNPEM.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.