Inscrições para Enem 2024 começam na segunda feira

As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro

De olho no ensino superior

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, começam na próxima segunda, dia 27, e seguem até o dia 7 de junho. Para se inscrever, é preciso acessar a página do Participante do Enem, munido de CPF e senha do portal do governo federal Gov.br.

Segundo informações do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela realização do Enem, a taxa de inscrição pode ser paga a partir do dia 27 de maio e o prazo vai até o dia 12 de junho.

A taxa permanece no valor de R$ 85, e pode ser paga via boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança (dependendo do banco). Se optar pelo pagamento com pix, basta acessar o QR code que aparece no boleto.

Foto: Adobe Stock

Isenção da taxa

No último dia 13, foi divulgado pelo Inep, o resultado das solicitações de isenção da taxa. A aprovação da isenção não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. O candidato precisa fazer sua inscrição para participar do exame.

O participante deverá fazer a escolha do idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) no momento da inscrição.

Participar como treineiro?

É possível participar do Enem na condição de treineiro. Estudantes que ainda vão concluir o ensino médio depois do ano letivo de 2024, ou aqueles que não estão cursando e não concluíram o ensino médio. Caberá ao candidato saber que sua participação será apenas para autoavaliação de conhecimento.

Os resultados do candidato treineiro serão divulgados 60 dias depois da divulgação geral dos demais candidatos, e não serão usados para o acesso ao ensino superior.

Sobre as provas

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 serão aplicadas em todos os estados, mais o Distrito Federal, nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias. O tempo para fazer a prova é de 5 horas e 30 minutos.

No segundo dia, as provas aplicadas serão de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. O tempo para fazer a prova será de 5 horas.

Foto: Júlio Gomes/Leia Já

Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Hoje, o exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Instituições privadas de ensino superior também usam as notas do Enem para selecionar estudantes. Os resultados também servem de parâmetro para acessar os auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.