Ações do Projeto em Vianópolis
Desde o dia 8 de agosto, um grupo composto por professores e alunos da Liverpool Hope University, da Inglaterra, está realizando ações culturais e educacionais na região de Vianópolis, Betim.
Essas atividades fazem parte do projeto Solidariedade Inclusiva, uma iniciativa da universidade inglesa em parceria com o Instituto Ramacrisna, a única instituição de língua não inglesa a participar do projeto. Este é o 20º ano do projeto no Brasil.
Desde o início das ações, os participantes do intercâmbio têm se envolvido em uma variedade de atividades enriquecedoras no Instituto Ramacrisna, interagindo com alunos de diversos programas, como o Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (CAER), a Orquestra Filarmônica Ramacrisna, o projeto Adolescentes Aprendizes, e o FabLab, entre outros.
Liderança e experiências
As atividades deste ano são lideradas pelas professoras Pinar Oztop e Simona Palladino, juntamente com os alunos William James, Phoebe Kate Chapman e Chloe Jynx Greenlay.
Pinar Oztop, coordenadora da comitiva, destacou a experiência de trabalhar com as crianças do CAER:
“O programa internacional de voluntariado da universidade oferece a oportunidade de participarmos de projetos que abordam o desenvolvimento de crianças e adolescentes em diversos países ao redor do mundo. Trabalhar com estas crianças tem sido muito gratificante e um grande aprendizado para nós. O Ramacrisna possui uma pedagogia muito eficaz, as crianças são incentivadas a aprender aqui por meio do brincar, isso nos encantou.”
Além das atividades educativas, o grupo está colaborando com os profissionais do Instituto na produção de um documentário que mostrará a cultura do Ramacrisna através de uma perspectiva ítalo-brasileira. Esta ação também visa aplicar as oficinas de produção de filmes ministradas pelo grupo aos alunos da Antenados Produtora, uma produtora de vídeo do Instituto Ramacrisna que oferece formação em audiovisual para a comunidade.
O intercâmbio continuará até a primeira semana de setembro, com uma programação diversificada que inclui teatro, esportes, aulas de inglês e artesanato, lideradas pelos estudantes da Liverpool Hope University.
A vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, ressaltou a importância do projeto:
“Esta parceria, que completa 20 anos, não apenas fortalece os laços entre as instituições, mas também enriquece o nosso ambiente educacional, proporcionando novas perspectivas e experiências que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos.”