Justiça Eleitoral já treina mesários que vão trabalhar nas eleições municipais

Em Minas, 210 mil mesários participam do processo eleitoral

Foto: TRE-MG/Divulgação

Processo democrático

Os mesários que vão atuar nas eleições municipais de outubro de 2024 já estão sendo treinados pela Justiça Eleitoral de Minas Gerais.

Os treinamentos podem ser feitos de forma presencial, de maneira virtual pela plataforma EAD do TSE ou pelo aplicativo Mesário.

A carta de convocação recebida por cada mesária ou mesário, descreve qual modalidade de treinamento o indivíduo precisa realizar e a data ou prazo disponível para completar a capacitação.

Foto: TRE-MG/Divulgação

Presencial

A responsabilidade do treinamento realizado de maneira presencial é de cada zona eleitoral. O início do treinamento é uma breve apresentação do chefe do cartório e também a parte teórica, que contém orientações técnicas para os mesários.

Os voluntários vão receber orientações sobre possíveis problemas que aconteçam no dia da votação e a melhor maneira de solucioná-los.

Em seguida, é feito o treinamento prático usando as urnas eletrônicas.

Foto: TRE-MG/Divulgação

No estado

Minas Gerais conta hoje com pelo menos 210 mil mesários e mesárias, que tem a responsabilidade de garantir o funcionamento perfeito das mais de 53 mil seções eleitorais.

Quem se voluntaria para trabalhar como mesário, tem o direito de se ausentar do seu trabalho pelo dobro dos dias que forem trabalhados durante o processo eleitoral e também dos dias em que participou dos treinamentos da Justiça Eleitoral.

O trabalho de mesário também serve como critério de desempate para nomeação por concurso em cargos púbicos, caso o edital do certame preveja.

Nas eleições municipais de 2024, os mesários receberão um auxílio-alimentação no valor de R$ 60 por turno trabalhado.

Foto: TRE-MG/Divulgação
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.