Lagoas no Parque do Cedro passam por processo de desassoreamento

Iniciativa é parte da preparação para o período de chuvas

Limpeza das lagoas

A Ecos, Empresa de Construção, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito, deu início nesta terça-feira, dia 12, aos trabalhos de desassoreamento de duas lagoas no bairro Parque do Cedro, na região do Icaivera.

A iniciativa pretende remover sedimentos como areia, terra, rochas e outros resíduos que se acumularam no fundo dos lagos ao longo do tempo.

Essa limpeza é uma medida importante e vai ampliar a capacidade de retenção de água da chuva, evitando enchentes na região. A previsão é que o serviço seja concluído em até dois meses.

Foto: Reprodução Street View

Lagoas

Divididas por uma via que segue até o setor Norte do bairro, e abastecidas por várias nascentes existentes na região, as lagoas naturais trazem uma certa beleza para a região e servem para amortecer o grande volume de água durante o período de chuvas.

Com o serviço concluído, as lagoas vão contribuir para evitar que os córregos da avenida Yecoaba, que atualmente passa por obras de canalização e pavimentação, e na avenida Yete, por onde escoa todo o volume excedente, sejam sobrecarregados.

As intervenções começaram na lagoa próxima da creche do Parque do Cedro, onde existe um vertedouro que lança o volume excedente de água para o córrego localizado na avenida Yecoaba.

“Com essa ação estamos estimando a retirada de aproximadamente 30 mil metros cúbicos de sedimentos nos dois lagos, para devolver a capacidade natural de armazenamento de água e a vazão correta. Tudo está sendo feito garantindo a segurança ambiental e a preservação das lagoas. Todo o material está sendo retirado com ajuda de uma escavadeira hidráulica com braço de longo alcance, e será utilizado em obras de terraplanagem do município”, explica o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite, ao site da Prefeitura.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.