Mais uma escola do município recebe a placa do projeto Escola Sustentável

O objetivo é formar cidadãos com uma maior consciência ambiental

Educação ambiental

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad) entrega hoje, dia 17, o título de “Escola Sustentável” para mais uma instituição de ensino da cidade.

Dessa vez, a instituição contemplada é a Escola Municipal Clóvis Salgado, no bairro Angola. Será a oitava escola a receber o reconhecimento da atual gestão.

A iniciativa faz parte do programa criado em 2018, chamado Sementes do Bem, cujo objetivo é incentivar e valorizar as escolas da rede pública a adotarem medidas que promovam a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais.

Foto: Prefeitura de Betim

Ações e metas

O trabalho feito pela Semmad junto as instituições de ensino, incluem um plano de ações e adequações visando a conscientização ambiental e a mudança de hábitos que englobam o combate ao desperdício de água e ao uso de materiais com o plástico.

Outras ações envolvem o uso racional de papel, descarte adequado de resíduos e ações que elevem os patamares de sustentabilidade do local.

Educadores ambientais, biólogos, engenheiros civis e arquitetos fazem parte da equipe que, após visitarem as escolas, elaboram uma estratégia personalizada para que as instituições alcancem suas metas estabelecidas.

Para a prefeitura, o título serve como reconhecimento ao cumprimento do plano e valoriza o empenho da comunidade escolar na formação de cidadãos com uma maior consciência e engajamento na preservação do mio ambiente.

Unidades premiadas

Até o momento, outras sete unidades já foram contempladas com o título de “Escola Sustentável”: Escola Cesec; E. M. Aristides José da Silva; E. M. Rita Maria da Silva; E. M. Raul Saraiva; E. M. Antônio D’Assis Martins (Gigante); E. M. Margarida Soares Guimarães e Escola Municipal Maria Aracélia Alves.

“Plantamos essa ideia por meio do programa Sementes do Bem e ela tem sido um sucesso. Estamos muito felizes em incluir mais uma instituição em nossa ‘lista verde’ e em poder contar com pequenos e grandes cidadãos engajados na preservação ambiental”, celebra o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu, ao site da Prefeitura.

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.