Minas Gerais avança no combate à corrupção, aponta estudo inédito

Estudo revelou avanços significativos no combate à corrupção

Resultados da pesquisa sobre Ética e Corrupção

Um estudo realizado pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) no Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, revelou avanços significativos no combate à corrupção e na promoção de um ambiente de integridade na administração pública do estado.

A pesquisa, intitulada “Ética e Corrupção no Poder Executivo do Estado de Minas Gerais”, é pioneira no Brasil e foi apresentada durante a III Semana Mineira de Controle Interno.

Redução de atos ilícitos

De acordo com o levantamento, mais da metade dos entrevistados (cerca de 60%) indicaram uma diminuição de atos indevidos em seus respectivos órgãos ou entidades.

Além disso, 80% dos participantes afirmaram que contribuem para o fortalecimento da integridade em suas instituições.

A pesquisa foi realizada de 7 de agosto a 15 de setembro de 2023 e incluiu a participação de 3.963 agentes públicos do Poder Executivo estadual mineiro.

O questionário foi composto por 34 questões de múltipla escolha, distribuídas em cinco blocos temáticos: perfil dos respondentes, percepções gerais, percepções específicas, condutas e comportamentos, e ambiente de integridade.

Foto: CGE / Divulgação

Importância dos resultados

Os resultados da pesquisa fornecem uma base sólida para a elaboração de políticas públicas voltadas ao combate à corrupção. Segundo a CGE, a análise detalhada dos dados permitirá a identificação de áreas críticas e a proposição de ações efetivas para aprimorar a gestão pública e garantir a transparência e a probidade.

Os participantes da pesquisa destacaram que apenas uma pequena parcela dos agentes públicos está envolvida em atos de corrupção.

Cerca de 69% dos entrevistados afirmaram que o ambiente organizacional em seus órgãos favorece condutas voltadas para o interesse público. Além disso, 55% consideraram que os mecanismos de promoção da integridade são eficazes na prevenção da corrupção.

Discussão e próximos passos

Para debater os resultados e explorar oportunidades de melhoria, a CGE organizou um painel de discussão com a participação de especialistas em gestão pública e prevenção à corrupção. O objetivo é utilizar os insights da pesquisa para desenvolver estratégias que reforcem a integridade e a ética na administração pública mineira.

A apresentação completa dos resultados da pesquisa e o painel de discussão estão disponíveis no canal da CGE no YouTube, oferecendo transparência e acesso às informações para toda a população.

Leandro Silva: Natural de Belo Horizonte, fundou o site Betan City em fevereiro de 2024. Empresário e estudante de tecnologia.