Combate ao fogo em MG
Em apenas seis meses, Minas Gerais registrou um total de 46 ocorrências internas de incêndio em Unidades de Conservação (UCs) e outras 29 no entorno.
Somados, foram atingidos mais de 670 hectares de mata. Diante desse cenário e pensando no período de estiagem, entre os meses de julho a outubro, as instituições participantes da Força Tarefa Previncêndio, se reuniram ontem, dia 8, no auditório do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.
Na reunião, foram discutidas estratégias para o combate ao problema que atinge 28 Unidades de Conservação.
Período de estiagem
Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), é previsto durante o período, que as chuvas fiquem abaixo da média climatológica nas regiões Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro, o que pode agravar ainda mais a situação.
“Esse é um grande fórum para que possamos alinhar nosso planejamento e checar o andamento das ações. Nós já adotamos uma série de medidas para prevenção, incluindo queimas prescritas, trabalhos de conscientização ambiental, monitoramento e capacitação de pessoas”, ressaltou o gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do IEF, Rodrigo Bueno Belo, ao site Agência Minas.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, ressaltou durante o evento, as ações de capacitação em conjunto com as cidades, visando o programa Minas Contra o Fogo.
“Estamos trabalhando junto às prefeituras para estruturar os municípios para que tenham condição de nos apoiar num primeiro esforço. Nosso principal indicador de desempenho é o tempo de resposta. Quanto mais rápido um incêndio florestal é atendido, menores vão ser as consequências”, destacou Marília, ao site da Agência Minas.
Minas Contra o Fogo
Em 2024, o programa Minas Contra o Fogo é realizado em parceria com 24 cidades do estado e prevê a capacitação de brigadistas, auxílio na elaboração e execução de planos de contingência para prevenção e combate em áreas públicas e privadas. As prefeituras também serão orientadas quanto a decretação de emergência, caso seja necessário.
Nos próximos anos, o programa Minas Contra o Fogo vai capacitar 147 brigadas florestais municipais.