Minas Gerais tem aumento de 114% no número de queimadas em vegetação

Atividade simulada acontece amanhã, dia 18

Perigos do fogo

Números divulgados pelo Corpo de Bombeiros mostram que incêndios em vegetação tem aumento de 114% no mês de maio, em comparação com o mesmo período de 2023.

Só neste ano, a corporação registrou 3.419 focos de incêndio apenas no mês de maio. Em 2023, no mesmo período, o número foi de 1.595 casos.

No mês de abril, o percentual também teve um aumento em relação ao ano passado. Foram 525 incêndios, enquanto esse ano, o número chegou a 1.299, um aumento de 144%.

Foto: CBMMG/Divulgação

Dados preocupantes

Os altos números levaram os Bombeiros a promover nesta terça-feira, dia 18, uma atividade simulada de queima no Parque Estadual Serra Verde, em Belo Horizonte, com o intuito de melhorar o aproveitamento das técnicas de combate aos incêndios florestais.

O treinamento de Gestão do Risco de Desastres vai contar com a presença de 25 cadetes dos bombeiros.

Também serão testados os futuros oficiais da corporação, para gerenciarem grandes ocorrências ambientais e na coordenação de equipes e logísticas dedicadas à preservação do meio ambiente.

Segundo os militares, a atividade será importante para a utilização planejada do fogo durante esse período, onde será queimada a vegetação invasora, a fim de evitar os riscos de um incêndio de grandes proporções e a possível propagação nos meses que são considerados os mais críticos para as espécies nativas do parque.

Foto: CBMMG/Divulgação
Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.