Minas Gerais terá investimento de R$ 380 milhões em energia limpa

UCB anuncia construção de duas fábricas

Foto: Invest Minas / Divulgação

UCB anuncia construção de duas fábricas de soluções de armazenamento energético

O estado de Minas Gerais, com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da agência Invest Minas, conseguiu um investimento de R$ 380 milhões pela UCB, antiga Unicoba.

Este investimento será usado para transição energética e promover uma economia de baixo carbono, com a construção de duas novas fábricas na região de Extrema, no Sul de Minas.

Os projetos, que serão desenvolvidos entre 2024 e 2028, são esperados para criar mais de 120 empregos diretos.

Transição energética e sustentabilidade

De acordo com Agência Minas (2024), o Governador Romeu Zema enfatizou o compromisso de Minas Gerais com a transição energética, destacando a liderança do estado na geração de energia solar fotovoltaica, que já ultrapassou a marca histórica de 8 gigawatts. “[…] Atrair parceiros focados em novas matrizes e produções sustentáveis é um compromisso com o futuro que queremos para os mineiros e para o Brasil “, afirmou Zema.

A secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, reforçou que os esforços do governo Zema já resultaram em vários investimentos privados em energia limpa e tecnologias de baixo carbono, além de destacar a iniciativa do Vale do Lítio, que visa impulsionar a cadeia produtiva do mineral.

Foto: Invest Minas / Divulgação

O primeiro projeto da UCB será focado na produção de sistemas de armazenamento de energia em alta voltagem (BESS).

Estes sistemas são fundamentais para suportar a infraestrutura necessária para a eletrificação em larga escala no Brasil.
​“Acreditamos no mercado brasileiro e na evolução das demandas de armazenamento de energia em vários segmentos, de usinas fotovoltaicas às baterias automotivas. A expansão de nossas instalações e o amadurecimento do mercado serão fatores importantes para a consolidação do setor de armazenamento no país. Com o investimento na infraestrutura elétrica necessária teremos uma economia mais sustentável, dinâmica e eletrificada”, disse George Fernandes, CEO da UCB Power.

Expansão e futuros planos

Após a conclusão da primeira fase do projeto, a UCB planeja expandir suas operações em um novo terreno para acomodar o aumento previsto da produção, dobrando a capacidade produtiva inicial até os anos de 2025 e 2026.

UCB Power, uma multinacional brasileira com 50 anos de mercado, é uma das líderes em soluções de armazenamento de energia na América Latina.

A empresa possui extensa experiência em manufatura de eletrônicos e operações ágeis, atendendo a uma vasta gama de necessidades energéticas, desde baterias estacionárias a soluções para mobilidade elétrica.

Além de suas instalações industriais em Manaus e Extrema, a UCB mantém escritórios na Ásia e uma operação comercial na França.

A empresa é também signatária do Pacto Global da ONU e foi classificada entre as mil maiores empresas do Brasil pelo ranking Valor 1000 do jornal Valor Econômico.

Este novo investimento faz de Minas Gerais um líder na adoção de políticas sustentáveis e de energia limpa, sendo um passo importante para o desenvolvimento econômico e ambiental do estado.

Leandro Silva: Natural de Belo Horizonte, fundou o site Betan City em fevereiro de 2024. Empresário e estudante de tecnologia.