Cuidados para o período de chuvas
A Superintendência Municipal de Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, realizam na próxima terça-feira, dia 10, uma ação para orientar os moradores da Colônia Santa Isabel em caso de enchente decorrente do período chuvoso.
Os populares receberão dicas de autossalvamento, rotas de fuga, abrigos, cuidados com a saúde e como agir com os animais em casos de inundação.
O objetivo é caminhar pelas áreas habitadas, localizadas na mancha de inundação do Rio Paraopeba, orientando e tirando as dúvidas dos moradores relativas a esse período.
Ação conjunta
Para garantir uma maior efetividade, a ação envolve também as equipes da Guarda Municipal, da Diretoria de Vigilância à Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Superintendência de Proteção e Defesa Animal (Sepa).
Todos os órgãos pertencem ao Grupo Gestor de Riscos de Desastres (GGRD), instituído pela Prefeitura de Betim no ano de 2023, visando o desenvolvimento de ações preventivas e respostas mais rápidas em situações de calamidade.
Os profissionais vão se dividir em cinco grupos, agrupados de forma multidisciplinar, para visitar residências, levando orientações aos moradores.
As famílias serão instruídas a prestar atenção aos sinais de risco e também aos alertas emitidos pelos canais oficiais da prefeitura e pelo serviço de SMS, reportado pelo número 40199, que emite alertas sobre tempestades e outros eventos climáticos.
Também serão passadas informações sobre a maneira mais rápida e fácil de utilização das rotas de fuga até os pontos de encontro indicados na região.
Evacuação
Caso o nível da água suba e seja necessária uma evacuação das áreas de risco, as famílias que necessitarem serão encaminhadas para um dos 14 abrigos provisórios já estabelecidos pelas secretarias de Assistência Social e da Educação.
As equipes da Saúde serão responsáveis por alertar as famílias sobre os riscos do contato com a água contaminada provenientes das enchentes. O morador que apresentar sintomas como febre ou diarreia, deverá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Em caso de inundação, as equipes da Saúde também vão participar da remoção de pessoas acamadas.
Já para o resgate de animais, a Superintendência de Proteção Animal (Sepa), vai orientar sobre a maneira segura e adequada de transporte dos animais e os locais adequados para onde serão levados.
“A Colônia Santa Isabel é um ponto de atenção constante, pois existem cerca de 750 famílias morando dentro da mancha de inundação, ou seja, quarteirões que podem ser afetados com o aumento do nível do rio Paraopeba. Nosso objetivo com essa ação é alertar sobre os riscos imediatos ocasionados por uma eventual enchente, minimizar os impactos das chuvas na região e garantir a segurança de todos”, explica a superintendente de Defesa Civil, Suellen Reis, ao site da Prefeitura.