Educando pelo bolso
Um novo radar de velocidade tem gerado muitas reclamações dos motoristas de Betim. O equipamento que está localizado no início da avenida Bandeirantes, em uma das entradas da cidade.
Com o intuito de orientar os motoristas e minimizar as reclamações, a Transbetim reforçou na última semana, a sinalização com placas e pintura na pista, alertando sobre a presença do equipamento.
O radar entrou em operação em maio deste ano, e no período de 30 dias, as notificações foram apenas educativas. A partir do dia 11 de junho, o equipamento passou a multar quem trafega acima dos 40 km/h pela via.
Orientação e multas
Segundo Vladimir Macedo, gerente de trânsito da Ecos/Transbetim, a via sempre teve a velocidade de 40 km/h, e antes de entrar em funcionamento, foram afixadas em toda a região, faixas informando sobre o equipamento.
Ele ainda acrescenta que nos últimos meses, outros sete radares de trânsito foram instalados em pontos estratégicos da cidade, baseando em informações de velocidade, volume de veículos e também acidentes, mas o equipamento da avenida Bandeirantes, é o que vem gerando mais reclamações.
Radares em Betim
Betim conta hoje com 15 radares em funcionamento. A maioria deles tem limite de velocidade de 60 km/h. As únicas exceções ficam na avenida Bandeirantes, outro na avenida Marco Túlio, no bairro Laranjeiras e outro na Fausto Ribeiro, sentido bairro Bandeirinhas. Nesses três pontos a velocidade máxima permitida é de 40 km/h.
Outro radar localizado na avenida Nova York, próximo à saída para a Via Expressa, aplica a multa aos condutores que ultrapassam os 30 km/h.
Trânsito de Betim
Ainda segundo Macedo, Betim tem hoje uma frota de 210 mil veículos e uma média de 8.900 acidentes a cada ano. Nos pontos onde apenas a sinalização se mostra ineficaz, é preciso criar meios para conter a velocidade, aumentando a segurança dos motoristas e também dos pedestres.
A lista completa com os radares em operação em Betim está disponível no site da prefeitura.