Na próxima semana, homenagens e atrações culturais embalam o aniversário de Betim

Município comemora os 86 anos de emancipação no dia 17 de dezembro

Betim 86 anos

Na próxima semana, mais precisamente no dia 17 de dezembro, Betim completa 86 anos de sua emancipação política.

E para celebrar a data, as comemorações se estendem ao longo da semana e apresentam uma programação bastante diversificada, reunindo atividades culturais, musicais e homenagens aos patrimônios históricos da cidade.

Todas as atrações são abertas ao público, com entrada gratuita.

Programação

Os festejos começam já na segunda-feira, dia 16, com o lançamento do documentário “Betim: Riquezas Vivas – Um Percurso pelos Patrimônios Culturais”, a partir das 19h30, na Casa da Cultura Josephina Bento.

O documentário foi produzido pela Escola Municipal Maria Aracélia Alves, no bairro Itacolomi, e destaca patrimônios culturais da cidade como a Casa da Cultura, o Museu Paulo Gontijo, a Colônia Santa Isabel, e também patrimônios imateriais, como a capoeira e o congado.

Na terça-feira, dia 17, também na Casa da Cultura, a partir das 16h, acontece o 6º Encontro com os Detentores do Saber, uma reunião de benzedeiras e benzedeiros que preservam o Ofício da Benzeção, um patrimônio imaterial de Betim.

À noite a comemoração segue na Praça Milton Campos, com a apresentação do Samba de Roda entre Amigos, com a presença no palco de 10 músicos animando a festa com o melhor do samba de raiz.

Já na quarta-feira, dia 18, às 9h30, na sede da CDL, acontece a Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, restrita aos membros do conselho, em homenagem aos 50 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas.

Logo após, às 20h, sob a regência do maestro Glaydston Friedrich, o Coral Canto Livre se apresenta na Casa da Cultura mostrando um repertório composto por diversos estilos musicais.

Foto: Felipe M/Divulgação

Encerramento

A programação se encerra na quinta-feira, dia 19, também na Casa da Cultura, com o evento de lançamento do livro “Memórias de Betim: Resgatando Legados Afro-brasileiros”, a partir das 19h.

A obra conta a história de luta e resistência da comunidade negra de Betim, reforçando a valorização das tradições afro-brasileiras.

“É uma alegria celebrar o aniversário de Betim com uma programação tão rica e diversa, que destaca nossas raízes e fortalece a valorização da cultura local. Cada atividade reflete nosso compromisso com a preservação do patrimônio material e imaterial, promovendo a troca de saberes e o reconhecimento de histórias que resgatam memórias, mantendo vivas nossas tradições e identidade. Convido a todos para participarem e vivenciarem momentos significativos para nossa cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento e estimulando o orgulho de sermos betinenses”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro, ao site da Prefeitura.

Foto: PMB/Divulgação

Programação

Segunda-feira, 16

19h30 – Lançamento do documentário “Betim: Riquezas Vivas – Um Percurso pelos Patrimônios Culturais”

Local: Casa da Cultura Josephina Bento

Terça-feira, 17

16h – 6º Encontro com os Detentores do Saber

20h – Samba de Roda entre Amigos

Local: Casa da Cultura e Praça Milton Campos

Quarta-feira, 18

09h30 – Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

Local: CDL

20h – Apresentação do Coral Canto Livre

Local: Casa da Cultura Josephina Bento

Quinta-feira, 19

19h – Lançamento do livro “Memórias de Betim: Resgatando Legados Afro-brasileiros”

Local: Casa da Cultura Josephina Bento

Gustavo Campos: Nascido em Esmeraldas e criado em Betim. Formado em Jornalismo no ano de 2009 pelo Centro Universitário Newton Paiva, tem passagem como repórter pelas redações dos jornais O Tempo, Jornal Super Notícia e Jornal Aqui Betim. No Jornal Turismo de Minas, exerceu as funções de editor e repórter. Em ambas empresas, escreveu para as editorias de Cidades, Polícia, Gerais, Cultura e Gastronomia.